Globo traz de volta novela marcada por briga entre Gloria Perez e ex-global

Gloria Perez rompeu com Aguinaldo Silva após atrito durante a novela Partido Alto
Gloria Perez rompeu com Aguinaldo Silva após atrito durante a novela Partido Alto (Foto: Reprodução/Globo)

Globo traz de volta novela marcada por briga entre Gloria Perez e ex-global

A Globo resgatou uma novela que não traz boas recordações à Gloria Perez, autora de Travessia, a atual novela das 21h. Trama de 1984, Partido Alto ficou marcada por uma confusão entre a escritora e Aguinaldo Silva, com quem ela escrevia o folhetim. Nunca reprisada, a novela foi resgatada pelo Globoplay e entrou no streaming nesta segunda-feira (10).

Na época, o novelista Dias Gomes indicou Gloria para escrever uma novela das seis. Mas José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, queria a autora escrevendo uma novela das oito. Por outro lado, Daniel Filho deu preferência a Aguinaldo Silva para ocupar o horário das 20h. Com o impasse, surgiu a ideia de unir os dois à frente de Partido Alto. A parceria, no entanto, não deu certo.

A confusão de Gloria Perez e Aguinaldo Silva

“Na sala do Boni, insisti muito para ficar com a novela das seis. Eu me sentiria mais segura. Eu e o Aguinaldo não nos conhecíamos e fazer novela em dupla é um casamento difícil. Mas decidiram fazer o casamento mesmo assim”, contou Gloria em depoimento ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia.

Em entrevista ao livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, Aguinaldo Silva revelou que os dois chegaram a ficar sem se falar. “Como trabalhar junto se ela escreve de um jeito e eu de outro? Houve momentos em que a gente não conseguia sequer se falar. Mas não era por problema de egos, e, sim, por incompatibilidade de métodos de trabalho”, relatou o ex-autor da Globo.

A trama de Partido Alto

Ambientada nas Zonas Sul e Norte carioca, principalmente no bairro do Encantado, Partido Alto acompanha as trajetórias de Isadora (Elizabeth Savala), uma jovem oprimida por um casamento difícil; da adolescente Celina (Gloria Pires), avessa ao universo de contravenções do pai, Célio Cruz (Raul Cortez); da manicure Jussara (Betty Faria), presença garantida nos ensaios e desfiles da Acadêmicos do Encantado; e de Gilda, uma mulher de personalidade forte interpretada por Susana Vieira.

Escrita por Gloria Perez e Aguinaldo Silva, já antecipa em sua abertura que não falta samba na trama, trazendo a abertura no embalo de Sandra Sá soltando a voz com “Enredo do Meu Samba”, de Dona Yvone Lara e Jorge Aragão. No elenco também estão nomes como Christiane Torloni, Herson Capri, José Mayer, Kadu Moliterno, Roberto Bomfim, e os saudosos Lilian Lemmertz, Marilu Bueno, Eva Todor, Milton Gonçalves e Cláudio Marzo, entre outros.