Globo tem crescimento e comemora queda de concorrente

William Bonner no Jornal Nacional (Foto: Reprodução/TV Globo)
William Bonner no Jornal Nacional, que ajudou no aumento de audiência em fevereiro (Foto: Reprodução/TV Globo)

Emissora que mais cresceu em fevereiro, a Globo viu seu mais novo concorrente cair em audiência. A rede da família Marinho destacou seus bons resultados, mas também a queda de grande rival.

O Mix Me teve acesso ao números que a Globo enviou ao mercado. Na mensagem aos anunciantes, além de celebrar seu crescimento, também deu ênfase na queda do streaming e outros aparelhos, que se tornaram sua principal concorrência nos últimos anos.

Em fevereiro, a Globo alcançou 162 milhões de pessoas em todo o país. A emissora registrou 14,1 pontos na média dia no Painel Nacional de Televisão (PNT), a audiência nacional. O índice é 0,4 ponto maior do que o alcançado em janeiro, quando o canal carioca teve 13,7 pontos.

Os números também superam o ibope do ano passado, quando a líder de audiência teve 13,2 pontos em janeiro e 13,6 em fevereiro.

Queda de concorrente

A Globo está comemorando porque foi o canal que mais cresceu no mês passado, mas também pela queda de rivais. O chamado NIC, em que são contados streamings, vídeo game, câmeras de segurança, entre outros (e que se tornou seu principal concorrente), registrou a maior queda: 0,3 ponto.

A emissora destacou que, com a volta às aulas, os jovens consumiram menos TV. Mesmo assim, continuaram assistindo a Globo, que se manteve intacta e ainda ganhou novos públicos. Enquanto isso, o NIC teve queda em quase todas as idades.

O maior crescimento da Globo aconteceu à noite e na madrugada, onde cresceu 0,5 ponto. Na madrugada, da 0h às 6h, o canal carioca alcançou 5,2 pontos de média, a maior audiência desde fevereiro do ano passado, quando conquistou 5,9 pontos.

No prime time, a faixa mais valorizada da TV, das 18h à 0h, a emissora marcou 20,1 pontos de média – o melhor ibope desde outubro de 2022, quando cravou 21,3 pontos. A melhora na faixa noturna tem relação com o crescimento de várias atrações.

Crescimento de programas da Globo

Vai na Fé, por exemplo, fechou o mês com 21,9 pontos, o melhor desempenho da novela das sete desde maio de 2022. A faixa dos telejornais locais noturnos fechou com 22,1 pontos de média e 39,5% de share. Um dos principais produtos da TV, o Jornal Nacional alcançou 23,4 pontos de média e 39,2% de share – o melhor share mensal desde novembro.

Além disso, o BBB 23 também se destacou. Com a semana turbo, o reality apresentado por Tadeu Schmidt cresceu e fechou com 20,1 pontos de média entre os dias 23 e 28 de fevereiro.