Globo surpreende com nova decisão após censurar beijo lésbico em novela

Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) cena de beijo lésbico censurado em Vai na Fé (Foto: Reprodução/TV Globo)
Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) cena de beijo lésbico censurado em Vai na Fé (Foto: Reprodução/TV Globo)

Globo surpreende com nova decisão após censurar beijo lésbico em novela

O corte em cena de beijo lésbico em Vai na Fé gerou críticas à Globo com repercussão negativa entre parte do público nas redes sociais. A sequência entre Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) foi impedida de ir ao ar por decisão da direção do canal, que mandou retirar a cena na edição. No entanto, a emissora voltou atrás e exibirá uma cena do tipo.

Voltou atrás

De acordo com informações da revista Veja, depois da repercussão negativa, a Globo se arrependeu da censura na cena da novela das sete. Nos próximos capítulos, está previsto um novo momento de intimidade entre as duas. O roteiro de autora Rosane Svartman entregue aos atores da trama prevê um beijo entre Clara e Helena no capítulo 111. Caso nada mude, a cena vai ao ar na próxima quarta-feira (24).

No capítulo do último dia 10 de maio, as duas personagens também deveriam se beijar. A sequência estava prevista no roteiro e, inclusive, no resumo semanal divulgado pela Globo. No entanto, a emissora cortou a cena na edição e retirou a parte do beijo entre as duas. A direção teria achado o beijo lésbico inapropriado para exibição na faixa das 19h.

Globo explicou corte

Na ocasião em que o beijo foi censurado, a Globo recebeu muitas críticas, principalmente no Twitter. A autora Rosane Svartman chegou a declarar que “não tem controle” sobre o que vai ao ar. Após o protesto de telespectadores nas redes sociais, a emissora se pronunciou ao ser procurada para comentar o caso.

Por meio de sua assessoria, a Globo explicou por que cortou o beijo entre Clara e Helena. “Toda novela está sujeita a edição. Uma rotina que atende às estratégias de programação ou artísticas. Isso, inclusive, é sinalizado nos resumos de capítulos divulgados pela Globo”, justificou. Na última terça-feira (16), o canal voltou a intervir em um beijo lésbico, dessa vez na série Aruanas.