Censura? Globo corta beijo lésbico uma semana após polêmica

Camila Pitanga (Olga) e Elisa Volpatto (Ivona) em cena de Aruanas, que teve parte cortada
Camila Pitanga (Olga) e Elisa Volpatto (Ivona) em cena de beijo em Aruanas, que teve parte cortada (Foto: Reprodução/TV Globo)

Censura? Globo corta beijo lésbico uma semana após polêmica

A Globo voltou a se envolver em uma polêmica após censurar novamente a exibição de um beijo lésbico. Desta vez, a emissora “passou o facão” na versão da série Aruanas para a TV aberta e deixou de levar ao ar boa parte do beijo entre Olga (Camila Pitanga) e Ivona (Elisa Volpatto). A situação acontece pouco mais de uma semana depois de um beijo entre mulheres ser completamente cortado em Vai na Fé.

No episódio da série exibido nesta terça-feira (16), Olga e Ivona têm um encontro numa galeria e se beijam de maneira intensa – na produção, as duas são ex-namoradas e não resistem ao se encontrarem. A personagem vivida por Elisa Volpatto, inclusive, surgiu na segunda temporada justamente para mexer com a vida de Olga. E o romance entre as duas ganhará ainda mais intensidade nos próximos episódios.

Globo cortou cena de Aruanas

No entanto, o site Notícias da TV apontou um corte. Ao contrário da versão original de Aruanas no Globoplay, o beijo levado ao ar na Globo não foi tão ardente. Na cena exibida na TV aberta, as duas encostaram levemente os lábios, mas na sequência a personagem de Camila Pitanga saiu e foi embora. A cena foi interrompida por um corte brusco, assim como aconteceu em Vai na Fé – no caso da novela das sete, no entanto, Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) sequer chegaram a ficar com as bocas próximas.

Censura a beijo lésbico

No último dia 10, a Globo cortou completamente um beijo lésbico entre Clara e Helena em Vai na Fé. A sequência estava no roteiro e, inclusive, no resumo semanal divulgado pela própria emissora, mas acabou sendo retirada na edição da trama. O público percebeu o corte na cena e se revoltou, protestando nas redes sociais. Mas a ação de nada adiantou.

Na ocasião, a Globo justificou o corte como uma prática de rotina em suas novelas. “Toda novela está sujeita a edição. Uma rotina que atende às estratégias de programação ou artísticas. Isso, inclusive, é sinalizado nos resumos de capítulos divulgados pela Globo”, afirmou a assessoria do canal. Questionada sobre o corte em Aruanas, a emissora não se pronunciou.