Fluminense aumenta hegemonia contra rival; Veja o retrospecto recente

Fluminense é campeão carioca
Fluminense conquistou segundo título consecutivo do carioca contra o Flamengo (Foto: Armando Paiva / LANCE!)

Fluminense aumenta hegemonia contra rival; Veja o retrospecto recente

Na tarde do último domingo (10), aconteceu a grande final do Campeonato Carioca entre Fluminense e Flamengo. No primeiro jogo, realizado no começo do mês, o Flamengo venceu o time de Fernando Diniz por 2×0, com o placar, o Rubro-Negro chegou para a segunda partida com uma enorme vantagem, que acabou não fazendo muita diferença.

Mesmo com a vantagem de já começar o jogo “vencendo” por 2×0, o Flamengo acabou sendo derrotado por 4×1 pelo Fluminense, que ficou com o segundo título estadual consecutivo.

Carrasco

Nos últimos anos, o Flamengo se tornou uma das grandes potências do futebol brasileiro e também no cenário continental, mas ainda existe um grande carrasco dentro do Estado que sempre incomoda o Rubro-Negro.

Em um recorte de todos os confrontos entre Flamengo e Fluminense desde o início de 2021, o Tricolor das Laranjeiras leva enorme vantagem diante do rival. São 14 encontros entre as duas equipes, com nove vitórias do Fluminense, dois empates e três triunfos do Flamengo.

No recorte de confrontos desde 2021, as duas equipes se enfrentaram em todas as três finais possíveis do Cariocão. Em 2021, o Flamengo ficou com o caneco, mas em 2022 e 2023, o Fluminense levou a melhor.

Em questão de gols, o time de Fernando Diniz também leva enorme vantagem em comparação com o rival no recorte desde 2021. Em uma soma dos 14 duelos, o Fluminense marcou 22 gols enquanto o Flamengo marcou apenas 13.

A goleada do último jogo também coloca uma marca negativa no time de Vitor Pereira. Foi a segunda final do Flamengo com o português no comando em que o time sofre quatro gols. No começo de 2023, o Rubro-Negro foi derrotado por 4×3 pelo Palmeiras na final da Supercopa do Brasil.

O efeito Diniz

Campeão de um grande campeonato pela primeira vez como treinador profissional, o técnico Fernando Diniz não esteve na beira do campo durante o jogo pois estava suspenso, mesmo assim, o treinador apareceu vibrando muito com a conquista após o fim da partida.

Na coletiva de imprensa depois do jogo, o auxiliar Eduardo Barros, que comandou o time no lugar de Diniz, falou sobre o time do Flamengo, elogiando o poder financeiro da equipe.

“A gente sabe que do lado de lá existe um elenco com um orçamento milionário, a maior folha do futebol brasileiro, por isso tem muita qualidade em todas as posições, permitindo ao treinador escolher qualquer estratégia de jogo”.

Após os elogios ao rival, o auxiliar exaltou o grande trunfo do Fluminense: Fernando Diniz.

“Do lado de cá temos um gênio no comando da equipe e que se preparou muito para essa final. Com o dedo dele e, principalmente, com a entrega, dedicação, união e energia de todos os jogadores, com méritos nos sagramos campeões”.

O Fluminense de Fernando Diniz entra em campo novamente na próxima quarta-feira (12) para encarar o Paysandu, o jogo é válido pela terceira fase da Copa do Brasil.