Flávio Dino comemora aprovação com 47 votos para o STF

Flávio Dino se consagrou novo presidente do STF
Flávio Dino se consagrou novo presidente do STF (Foto: Reprodução/Agência Senado)

Flávio Dino comemorou na noite da última quarta-feira (13) a indicação ao Supremo Tribunal Federal. O político foi aprovado pelos senadores após a indicação de Lula, atual presidente do Brasil.

Em publicação nas redes sociais, Dino agradeceu ao apoio que recebeu nos últimos dias. Além disso, o parlamentar ainda contou como está após receber a notícia.

Ao assumir a vaga de ministro do SF, Flávio Dino herdará mais de 300 ações: assédio contra a imprensa, investigação contra Jair Bolsonaro (PL) por comportamentos indevidos para o combate à crise sanitária, e indulto natalino.

Dino teve um placar de 47 votos favoráveis, 31 contrários e duas abstenções. O futuro presidente do STF precisava apenas de 41 votos.Dino assumirá a cadeira de Rosa Weber, aposentada desde setembro deste ano. a partir de janeiro de 2024.

Quem é Flávio Dino?

Flávio Dino de Castro e Costa, aos 55 anos, é uma figura versátil, sendo advogado, ex-juiz, professor e político. Natural de São Luís (MA), ele se formou em Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e fez mestrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Entre 1994 e 2006, atuou como juiz federal e também como juiz auxiliar no Supremo Tribunal Federal, trabalhando nos gabinetes dos ministros e analisando processos. Em 2007, abandonou a magistratura para ser deputado federal até 2011. Depois, presidiu a Embratur de 2011 a 2014, no governo de Dilma Rousseff.

Nos anos seguintes, foi eleito governador do Maranhão por dois mandatos consecutivos, de 2015 a 2022. Em 2022, abdicou dos últimos meses no cargo para concorrer ao Senado Federal.Nas eleições de 2022, Dino venceu como senador da República pelo Maranhão com expressivos 63,38% dos votos. Logo em seguida, pediu licença do Senado para assumir o Ministério da Justiça.

Fique por dentro de tudo o que acontece na política: