Fiasco, BBB 23 chega ao fim deixando problemão para a Globo

Tadeu Schmidt no comando do BBB 23, que termina em baixa
Tadeu Schmidt no comando do BBB 23, que termina em baixa (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fiasco, BBB 23 chega ao fim deixando problemão para a Globo

O BBB 23 chega ao fim nesta terça-feira (25) com motivos para ser esquecido pela Globo. Problemático, o reality repercutiu mais por conta de polêmicas pesadas – como foi o suposto assédio contra a mexicana Dania Mendez, que resultou na expulsão de Cara de Sapato e MC Guimê – do que pela trajetória de seus participantes, que não caíram nas graças do público.

Além do “filme queimado”, a temporada 2023 da atração comandada por Tadeu Schmidt termina com a pior audiência da história do formato desde que estreou na Globo, em 2002. São apenas 18,8 pontos de média geral. Até então, o título de pior ibope da história era do BBB 19, que fechou com 20,0 pontos.

Fiasco causou reviravolta

O fracasso da edição de 2019, inclusive, foi determinante para J.B. Oliveira, o Boninho, dar uma chacoalhada no formato e escalar famosos para integrarem o elenco do programa. Desde então, o Big Brother Brasil voltou a crescer: teve médias de 25,3 pontos no BBB 20, 28,1 pontos no BBB 21 e 22,9 pontos na edição do ano passado.

É correto dizer que as temporadas de 2020 e 2021 foram beneficiadas pelo isolamento social causado pela pandemia de covid-19, que fez com que as pessoas ficassem em casa. Isso aumentou o número de televisores ligados e, consequentemente, a audiência das TVs. No entanto, a novidade com o grupo Camarote turbinou o reality despertando o interesse do público.

Além da baixa audiência, o BBB 23 está sofrendo com o baixo engajamento das torcidas – os que restaram, ainda são “raivosos”. O programa tem registrado números ruins, inclusive nas votações. No último domingo (23), por exemplo, a votação que fechou o time de finalistas teve pífios 22 milhões de votos, bem abaixo do normal.

BBB 23 e o problema deixado para a Globo

Com esses resultados, o BBB 23 deixa um problemão para a Globo. Isso porque, a emissora sempre usa a edição anterior para vender a próxima temporada do reality, que neste ano teve faturamento que ultrapassou R$ 1 bilhão somente com patrocínio. A atual situação certamente vai complicar a vida da Globo na hora de vender o BBB 24 no mercado publicitário. O departamento comercial da emissora terá que se mexer para destacar pontos positivos, assim como a área artística – de responsabilidade de Boninho – terá que trazer novidade capaz de resgatar o público perdido na próxima edição.