Escolha de diretor, O Rei do Gado atinge recorde e turbina a Globo

Antonio Fagundes como Antonio Mezenga em O Rei do Gado (Foto: Divulgação/TV Globo)
Antonio Fagundes como Antonio Mezenga em O Rei do Gado (Foto: Divulgação/TV Globo)

Escolhida para o Vale a Pena Ver de Novo após o sucesso de Pantanal, O Rei do Gado alcançou recorde na Globo e turbinou a audiência nacional da Globo. A trama de Benedito Ruy Barbosa registrou índices não vistos pelo canal há dois anos.

De acordo com dados obtidos pelo Mix Me, o folhetim protagonizado por Antonio Fagundes marcou 19,1 pontos de média mensal em fevereiro no Painel Nacional de Televisão (PNT). O índice reprise os números das 15 praças com medição da Kantar Ibope em todo o Brasil.

O Rei do Gado ainda alcançou 38,9% de share. Ou seja: de cada cem televisores ligados em sua faixa de exibição, 39 estavam sintonizados na Globo. Com esse desempenho, a terceira reprise da novela de Benedito Ruy Barbosa registrou a maior audiência do Vale a Pena Ver de Novo desde abril de 2021. Na época, a sessão de reprises exibiu o final de Laços de Família e o início de Ti Ti Ti.

Em alta, O Rei do Gado beneficiou Mar do Sertão. Exibida na sequência, a obra escrita por Mario Teixeira fechou o mês de fevereiro com média de 20,7 pontos no PNT. A trama das 18h ainda foi a novela mais assistida da Globo – superando até Travessia – em duas praças: Recife e Campinas.

Diretor da Globo quis O Rei do Gado

Exibida originalmente entre junho de 1996 e fevereiro de 1997, O Rei do Gado já foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo em outras duas ocasiões. Na última delas, em 2015, o folhetim conquistou 20 pontos de média no PNT. O mais impressionante é que era uma época em que a Globo enfrentava uma crise no ibope. Na ocasião, chegou a ameaçar até o Jornal Nacional no ibope.

Em sua terceira reprise, a trama ganhou nova exibição na Globo por causa da decisão do diretor Amauri Soares. O chefe de programação da emissora apostou na história rural por causa do sucesso do remake de Pantanal. Além disso, a intenção também era fisgar o público masculino que assistia aos jogos da Copa do Mundo do Catar exibidos antes do Vale a Pena Ver de Novo.

A decisão pegou todos de surpresa. O público só soube que O Rei do Gado seria a substituta de A Favorita nas tardes da Globo no intervalo do último capítulo de Pantanal, em outubro. Até então, a trama cotada para a sessão de reprises era Mulheres Apaixonadas.