Em reprise de O Rei do Gado, Globo corrige gafe histórica de 1996

Antonio Fagundes como Bruno Mezenga em O Rei do Gado (Foto: Reprodução/TV Globo)
Antonio Fagundes como Bruno Mezenga em O Rei do Gado (Foto: Reprodução/TV Globo)

A atual reprise de O Rei do Gado no Vale a Pena Ver de Novo – assim como as anteriores – corrigiu uma gafe histórica da Globo cometido na exibição original, em 1996. Na época, um erro na edição vazou um áudio do diretor Luiz Fernando Carvalho durante a gravação.

A edição do jornal Folha de São Paulo do dia 17 de outubro de 1996 informou que “milhões de telespectadores do Brasil todo – 4,4 milhões só na Grande São Paulo” viram a gafe (uma das maiores da história) na trama de Benedito Ruy Barbosa.

O erro aconteceu na cena em que os personagens Marcos Mezenga (Fábio Assunção) e Rafaela (Glória Pires) aparecem no cafezal após fazerem amor e não tinha diálogos. A sequência foi ao ar na reprise do Vale a Pena Ver de Novo no capítulo do dia 27 de fevereiro – desta vez, corrigida.

A gafe histórica em O Rei do Gado

Na cena em questão, a voz do diretor de O Rei do Gado, Luiz Fernando Carvalho, apareceu em um trecho de 1 minuto e 7 segundos e foi ao ar para todo o Brasil. Na época, a Folha de S. Paulo informou que a direção da Globo disse que “houve falha técnica na exibição”, mas sem apontar os responsáveis pelo ocorrido.

Fábio Assunção (Marcos Mezenga) e Glória Pires (Rafaela) na cena da gafe em O Rei do Gado (Foto: Reprodução/TV Globo)
Fábio Assunção (Marcos Mezenga) e Glória Pires (Rafaela) na cena da gafe em O Rei do Gado (Foto: Reprodução/TV Globo)

No início da cena, dá para ouvir Luiz Fernando Carvalho dizendo: “Atenção, agora vai pro ar, atenção”. Depois, quando a câmera enquadra o casal, o diretor orienta os atores: “Chegando, beijando, carinho”.

Na sequência, Carvalho passa instruções para Glória Pires e Fábio Assunção. “Abaixa o braço direito, Glória. Abaixa um pouquinho o rosto, Fábio”, disse.

Assim que o casal troca carinhos, se ouve Carvalho mandar ao cinegrafista desfocar os personagens. A fala do diretor se encerra com orientação ao cinegrafista. “Vai voltando o trilho… Ficando com eles lá… Eles desfocados… Vai voltando… Vai voltando… Protege bem. Vai trilho, força no trilho”, falou.

De acordo com a Folha, o erro aconteceu porque na edição do capítulo ou no momento da exibição, o canal de áudio usado pelo diretor durante as gravações não foi eliminado. O canal que tinha o áudio do diretor de O Rei do Gado é onde acontece a orientação de técnicos, atores e editores.