Escolas de São Paulo sofrem com falta deste alimento na merenda

Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, admite falta de alimento em merenda escolar
Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, admite falta de alimento em merenda escolar (Montagem: Reprodução)

Escolas de São Paulo sofrem com falta deste alimento na merenda

Com cerca de R$ 35 bilhões em caixa, a Prefeitura de São Paulo (SP) não tem fornecido feijão para a merenda de estudantes matriculados na rede municipal de ensino. A prefeitura não estaria conseguindo fornecer feijão para a merenda escolar dos alunos da rede. As escolas da cidade estão recebendo ervilha, lentilha e grão-de-bico, conforme orientação do município, em substituição ao feijão nas merendas.

A Secretaria Municipal de Educação admitiu a falha na entrega do alimento às escolas em razão de problema com a empresa fornecedora e, sem dar prazo para resolver a situação, a SME também afirmou que vai contratar outra empresa especializada, porém disse que não houve “qualquer perda nutricional aos estudantes”.

Solução para a falta de feijão nas escolas

Conforme a gestão municipal, na pessoa de Ricardo Nunes (MDB), o Executivo contratará uma outra empresa, no entanto, ainda não há data para a solução do problema. “Enquanto a contratação de nova empresa está em andamento, as unidades educacionais possuem recursos financeiros disponíveis e foram orientadas a realizar compra de feijão”, afirmou a secretaria ao jornal Folha de S.Paulo.  Na quarta-feira (24), o Ministério Público (MP) recebeu uma representação com pedido para apurar possíveis infrações cometidas pela prefeitura.

Ausência do alimento nas escolas

O problema começou há pelo menos dois meses, quando as escolas deixaram de receber feijão. A situação se agravou nas últimas semanas com o fim do estoque nas unidades. A gestão do prefeito de são paulo também explicou que houve a orientação para substituir o feijão por outras leguminosas, como ervilha, lentilha e grão-de-bico, pois possuem composição nutricional equivalente.

Ricardo Luis Reis Nunes, atual Prefeito de São Paulo, é um empresário e político brasileiro, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), assumiu o município em decorrência da morte do titular, Bruno Covas. Nunes Também foi vereador da mesma cidade, onde ganhou notoriedade ao se posicionar ativamente contra a inclusão de temas de sexualidade e gênero no Plano de Educação, e também pela participação na Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou a sonegação de impostos no município, conhecida como CPI dos Bancos. Além disso, ele é dono de uma empresa de controle de pragas.