“Erro grotesco”, diz Felipe Neto sobre fala de Lula

Felipe Neto discorda de presidente Lula
Felipe Neto discorda de presidente Lula (Reprodução/Twitter)

“Erro grotesco”, diz Felipe Neto sobre fala de Lula

O presidente Lula (PT) deu várias declarações sobre os atentados que estão se tornando cada dia mais frequentes em escolas do país. Em uma fala, ele afirma que os videogames também podem ser parte do problema, por expor jovens e crianças à violência. No entanto, Felipe Neto e diversos outros gamers deixaram claro a insatisfação com o que foi dito pelo líder brasileiro.

Lula está errado. Essa análise é rasa, ultrapassada e não reflete a realidade. Mais um erro grotesco na comunicação do Presidente“, afirmou o Youtuber. Nos comentários, internautas concordaram com Felipe Neto. “Erro de uma parte da sociedade que ficou presa no passado”, “Da comunicação? Dele mesmo”, “Não são os jogos que tornam as crianças violentas”, “Precisa marcar um papo com ele”.

Mesmo com a fala, o presidente se mostrou disposto a aprender e entender mais sobre como os games influenciam as crianças. Nyvi Estephan, apresentadora de eSports no Brasil mostrou que, após um tweet criticando a fala, o líder político a chamou e propôs que os dois conversassem sobre o assunto em um telefonema. “Fiquem tranquilos! Darei uma bronca no barba pra ele repensar esse papo kkkk no fim do dia ele vai ter instalado um codzin no pc da alvorada“, brincou e ressaltou que foi importante Lula querer dialogar.

Filho concorda com Felipe Neto

Não foi só gamer ou influenciador que discordou do discurso do presidente. Luis Claudio, filho de Lula, contestou a frase dita pelo pai. “Meu pai viu os filhos e os netos crescerem jogando videogame, ele sabe que isso não nos tornou violentos. Ele fez uma declaração sobre um assunto polêmico ao vivo e acabou generalizando. Vídeo game é muito mais que violência, é arte, é lazer, é entretenimento”.

O que diz a ciência?

Para dar embasamento a sua fala, Felipe Neto publicou uma pesquisa científica feita com 21 mil crianças e adolescentes. O estudo feito por pesquisadores da Nova Zelândia e dos Estados Unidos afirmou que não há qualquer comprovação de que jogos violentos, do tipo Mortal Kombat ou Call Of Duty, deixam as crianças mais agressivas.

Os dados indicando que bananas causam suicídio são tão conclusivos quanto os que existem sobre os games. Literalmente. Os números funcionam da mesma maneira. Apesar de quase quatro décadas de pesquisa sobre a ligação entre games e violência, ‘nenhum consenso foi alcançado’”, afirma a pesquisa.