Entenda o que falta para os times brasileiros aparecerem no videogame

Times brasileiros no videogame
Times brasileiros estão no FIFA, mas sem jogadores reais (Foto: Reprodução)

Entenda o que falta para os times brasileiros aparecerem no videogame

A comunidade gamer de apaixonados pelo futebol sofre com uma grave ausência em jogos virtuais nos últimos anos: a falta de times brasileiros no FIFA. O jogo de futebol mais famoso mundialmente na ultima década não contou com equipes brasileiras e todo ano, a ausência é sentida pelos brasileiros.

O último jogo da franquia que contou com a participação de times brasileiros 100% licenciados (com escudos, uniformes e jogadores reais), foi o FIFA 14, lançado em 2013.

Uma fagulha de esperança

O motivo de não existir mais times brasileiros no game, é por conta da falta de uma instituição organizando os campeonatos nacionais, que atualmente, são de responsabilidade direta da CBF.

Sendo assim, a EA Sports, produtora do game FIFA, teria que ir de time em time para negociar individualmente com as equipes pelo licenciamento. A ação demandaria um gasto considerável, que acabou fazendo com que a empresa desistisse de brigar pelos times brasileiros.

Na contramão da EA, a KONAMI, responsável pelo eFootball (antigo PES) negociou com as equipes brasileiras e, nos últimos anos, se destacou diante da rival no cenário brasileiro por contar com as equipes do Brasileirão.

Porém, existe uma possibilidade de que os times brasileiros voltem para o game da EA. O FIFA 23 foi o último com o nome “FIFA”, que por conta do fim do vínculo com a entidade máxima do futebol, a EA não poderá mais usar o nome da marca, sendo assim, o novo jogo se chamará “EA Sports FC”, mas a esperança está em uma atitude dos times brasileiros.

LIBRA e LFF

Atualmente, os times brasileiros estão se organizando para tentarem iniciar uma nova liga no futebol brasileiro. LIBRA ou a LFF (Liga Forte do Futebol) podem ser a chave para que os times voltem aos jogos eletrônicos.

Em entrevista ao portal ‘GE’, o vice-presidente da marca EA Sports FC, David Jackson, admitiu que a criação de uma liga ajudaria nas negociações.

“Acho que (a criação de uma liga) é uma grande oportunidade para garantirmos que reforçamos nosso compromisso com o mercado brasileiro e tenho certeza que poderemos compartilhar mais no momento em que essa liga for montada”.

Atualmente, apenas os times brasileiros classificados para Libertadores e Sul-Americana aparecem no game, isso por conta de um acordo entre a EA e a CONMEBOL. Os brasileiros, inclusive, não contam com seus jogadores oficiais no jogo.

“Nós temos um ótimo relacionamento com a Conmebol. Estamos conversando com eles regularmente e com muita frequência sobre novas oportunidades que temos juntos.” – Diz o dirigente da EA.

As conversas entre os times brasileiros sobre a LIBRA e LFF acontecem desde o início de 2022, mas até o momento, os clubes não conseguiram chegar em um consenso sobre a competição.