Em crise, Faustão não suporta desgaste e deixa a Band

Fausto Silva no comando do Faustão na Band; apresentador saiu da Band
Fausto Silva no comando do Faustão na Band; apresentador saiu da Band (Foto: Reprodução/Band)

Em crise, Faustão não suporta desgaste e deixa a Band

Faustão está fora da Band. Em crise com baixa audiência e faturamento insuficiente, o programa comandado por Fausto Silva sairá do ar e o apresentador deixará a emissora depois de apenas um ano e meio. O anúncio da decisão aconteceu nesta quarta-feira (17) após uma sequência de desgastes com problemas nos bastidores nos últimos meses.

De acordo com informações do Notícias da TV, a saída de Faustão foi acertada em comum acordo com a Band. Ele vai gravar somente até a próxima semana e as edições sob seu comando vão até 31 de maio. A partir de junho, a atração deverá ser apresentada por João Guilherme Silva – filho do comunicador – e Anne Lottermann. Ambos já integram a equipe do programa e atuam como co-apresentadores.

A saída de Faustão

Em julho, o canal exibirá reprises do Faustão na Band, que ficarão no ar até dar lugar para um novo projeto. No segundo semestre, a emissora paulista promete estrear uma nova atração diária no horário nobre e a equipe de Fausto Silva deverá ser realocada no novo programa. Inicialmente, portanto, não haverá demissões.

Faustão acertou seu retorno à Band em maio de 2021 após não renovar seu contrato com a Globo depois que a emissora carioca decidiu lhe tirar dos domingos. O apresentador saiu do ar na Globo em junho do mesmo ano de maneira conturbada. Por causa do contrato, estreou na Band somente em janeiro de 2022.

Crise na Band

O comunicador chegou ao canal paulista com grande status e um programa com padrão de investimento dos tempos na Globo. A expectativa da Band era de que a atração comandada pelo ex-global chegasse a 5,5 pontos na Grande São Paulo, algo que conseguiu apenas nos primeiros dias no ar. Desde então, passou a enfrentar baixo ibope – nos últimos dias, chegou a registrar míseros 2 pontos. Fora isso, o faturamento estava baixo e o programa não conseguia se pagar – ou seja, dava prejuízo.

Desde que estreou, em janeiro de 2022, o Faustão na Band enfrenta baixos índices de audiência. Além disso, o programa nunca conseguiu faturar o suficiente para manter uma estrela do calibre de Fausto Silva, com alto salário – estima-se que o apresentador recebia algo na casa dos R$ 5 milhões mensais – e elevados custos de produção. Meses após a estreia, a equipe do programa começou a sofrer baixas e até o balé e a plateia foram atingidos pelos cortes de custos.