Elis Regina: 40 anos após sua morte, cantora ainda é referência na MPB

No dia 19 de Janeiro de 1982, há 40 anos, morria Elis Regina, considerada por muitos a maior cantora brasileira de todos os tempos.

Aos 36 anos, a artista estava no auge da carreira e prestes a entrar em estúdio para gravar um novo álbum com produção de Lincoln Olivetti, considerado ‘o mago do pop’, e o primeiro na gravadora Som Livre.

Dia 19 de janeiro marcará os 40 anos da morte de Elis Regina. Foto: divulgação.

Para marcar a data, estão sendo planejados lançamentos de documentários, discos remasterizados, um musical e até história em quadrinhos. Também foi lançada recentemente a coletânea “Essa Saudade”, que reúne gravações raras de interpretações da artista gaúcha.

“Bolero de Satã”, dueto com Cauby Peixoto, uma nova versão de “Alô, Alô Marciano” e a raridade “Pequeno Exilado”, com Elis cantando ao lado de Raul Ellwanger, são alguns dos destaques do lançamento. A produção é dos jornalistas Danilo Casaletti e Renato Vieira.

O primeiro grande sucesso de Elis Regina foi “Arrastão”, música de Vinicius de Moraes e Edu Lobo, vencedora do festival  1º Festival da Música Popular Brasileira da TV Excelsior, em 1965.

A partir daí a cantora traçou uma trajetória artística singular, se tornando rapidamente a maior cantora do Brasil e arrebatando o público de seus shows dentro e fora do país.

Milton Nascimento, Gilberto Gil, Ivan Lins, Fagner, Belchior, Renato Teixeira, João Bosco e Aldir Blanc foram alguns dos compositores que tiveram seus nomes projetados nacionalmente através das interpretações de Elis.

Com sua voz, ela imortalizou clássicos como “Madalena”, “Atrás da Porta”, “O Bêbado e o Equilibrista” e muitos outros.

Entre 1976 e 1977, Elis apresentou, em São Paulo, o show ‘Falso Brilhante’, espetáculo divisor de águas na música brasileira. Com uma grande produção e uma mistura com o teatro, Elis, ao lado do seu então marido, César Camargo Mariano, trouxe uma apresentação ousada com várias inovações para época.

Foi nesse show que a pimentinha, eternizou a sua interpretação de “Como Nossos Pais”, clássico de Belchior, aclamada até hoje e referencia para muitas artistas do cenário atual.

“As outras que me perdoem, mas ela ainda é a melhor cantora do Brasil”, disse a cantora Maria Rita, filha de Elis, em reportagem exibida no Fantástico, deste domingo (09).

Últimas Notícias

  • Portugal

WiZink Rewards: Máximo de Recompensas, Mínimo de Esforço.

À medida que a economia se torna mais complexa e a gestão financeira mais exigente,…

4 semanas ago
  • Espanha

Libera tu Potencial Financiero con la Tarjeta Mastercard Plazo.

En el contexto financiero actual, contar con soluciones de crédito flexibles y confiables es fundamental…

4 semanas ago
  • Espanha

Préstamo Santander: Soluciones Financieras al Alcance de Todos.

Buscando soluciones financieras para materializar sueños o satisfacer necesidades, es esencial seleccionar un socio confiable…

4 semanas ago
  • França

Carte HSBC: Ouvrez la Porte à une Finance Globale

La Carte HSBC est présentée comme une solution bancaire de choix, offerte par HSBC, un…

4 semanas ago
  • Índia

Boost Your Financial Power: PaySense Loan Solutions.

Embarking on a journey toward financial empowerment with PaySense Loans opens doors to realizing your…

4 semanas ago
  • Curiosidades

Carta di credito UniCredit: vantaggi e applicazione

Immagina di poter goderti il ​​meglio dell'Italia e del mondo con sorprendente semplicità e vantaggi…

4 semanas ago