Eduardo e Mônica: conheça o casal real que inspirou Renato Russo

O casal Eduardo e Mônica, que inspirou Renato Russo em uma das suas maiores produções, estreou nas telonas dos cinemas de todo Brasil, com o filme que conta a história fictícia de um dos casais mais conhecidos da música brasileira.

Eduardo e Mônica
Eduardo e Mônica: conheça o casal real que inspirou Renato Russo (Reprodução)

“Eduardo e Mônica” da vida real existe e estão juntos até hoje. O casal real é formado por Leonice de Araújo Coimbra e Fernando Coimbra, grandes amigos de Renato Russo. A amizade surgiu na década de 1980 na Universidade de Brasília (UNB), onde Russo cursava antropologia.

Em entrevista à Folha de São Paulo, Leonice contou um pouco da sua proximidade com Renato.

Sempre que ele compunha ele me ligava, ou ligava para outras amigas, para mostrar. E aí certa noite ele me ligou e disse que a música era para nós. Eu, honestamente, não estava nem aí naquele momento. Foi só com o tempo que eu fui reconhecer o tamanho do presente que ele, o melhor amigo que eu tive em toda a vida, me deu”, pontuou.

Apesar de algumas diferenças, o casal verdadeiro tinha algumas semelhanças com a história contada de Renato Russo. “Da canção, só me encaixo quando ele diz que Mônica adorava filmes de Godard e tinha tinta no cabelo — como sou artista plástica, às vezes tinha mesmo tinta no cabelo”, contou Leonice, em entrevista à revista Flashback.

Renato Russo aproveitou algumas características do casal da vida real para criar uma adaptação fictícia em sua música. Como por exemplo, a Mônica da vida real não sabe falar alemão, mas uma de suas avós era alemã.

Atualmente, o casal está morando no México e está mais forte do que nunca.  No Brasil, o casal criado por Renato Russo virou filme e está em cartaz em todos os cinemas brasileiros.

Sinopse de Eduardo e Mônica

Em um dia atípico, situado em Brasília na década de 1980, uma série de coincidências leva Eduardo (Gabriel Leone) a conhecer Mônica (Alice Braga), tendo como pano de fundo uma festa estranha com gente esquisita. Uma curiosidade é despertada nos dois e, apesar de não serem parecidos, eles se apaixonam perdidamente. Ambos são completamente diferentes.

Além da discrepância de idade entre os dois, signos diferentes e cores de cabelo diferentes, eles também têm gostos que, aos olhos de outras pessoas, são incompatíveis. Parece que o amor entre os dois nunca passará apenas de alguns meses.

Depois de começarem um namoro, esse amor precisará amadurecer e aprender a superar as diferenças. Eduardo e Mônica terão também que superar o preconceito de outros que tentarão acabar com o relacionamento. Mas é aquilo: “Quem um dia irá dizer que não existe razão nas coisas feitas pelo coração”. A comédia romântica é baseada na música homônima de Renato Russo, da banda Legião, Urbana.