Ed Sheeran recebe indenização milionária após vencer processo

Após vencer uma batalha judicial de uma acusação de plágio, Ed Sheeran recebeu, nesta terça-feira (21), uma indenização milionária após vencer a causa musical no valor de 5 milhões de reais.

Ed Sheeran recebe US$ 1,1 milhão de indenização após vencer processo de direitos autorais por ‘Shape of You’ (Foto: Reprodução/Instagram)
Ed Sheeran recebe US$ 1,1 milhão de indenização após vencer processo de direitos autorais por ‘Shape of You’ (Foto: Reprodução/Instagram)

Para quem não se lembra, a causa judicial se deu pela denúncia feita pelo cantor Sammi Switch, em conjunto com seu produtor musical Ross O’Donoghue, que afirmavam que a música “Shape of You” tinha sido plagiada através da canção “Oh Why“, feita por eles em 2015. Depois de 11 dias de julgamento em março, a justiça afirmou que a música não foi copiada.

De acordo com a decisão do tribunal londrino, não há provas suficientes que comprovem com a afirmação de Sammy e Ross, de que Sheeran copiou quando fez a música.

“Enquanto há similaridades entre o gancho de ‘Oh Why’ e aspectos de ‘Shape of You’, também há diferenças significativas”, disse o juiz no laudo judicial.

Na época, Ed Sheeran se pronunciou sobre a situação em suas redes sociais.

“Enquanto estamos claramente felizes com o resultado, eu sinto que alegações como essa são muito comuns agora e se tornaram uma cultura onde uma alegação é feira com a ideia que um acordo será mais barato do que ir para o tribunal. Mesmo quando não há embasamento para a alegação. Isso é muito perigoso para a indústria de composição musical”, pontuou.

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ed Sheeran (@teddysphotos)

Em entrevista à BBC, o astro falou mais sobre a polêmica.

“Eu filmo tudo, tudo está filmado. Tivemos reivindicações nas músicas e dissemos: ‘bom, aqui está a gravação e você assiste. Você verá que não há nada lá. Há o ponto de George Harrison em que ele disse que tem medo de tocar no piano, pois pode estar tocando a nota de outra pessoa. Há definitivamente um sentimento disso no estúdio”.