Duelo de Titãs: Rihanna e Lady Gaga disputam categoria no Oscar 2023

Lady Gaga
Rihanna e Lady Gaga disputam categoria de Melhor Canção Original (Twitter/Reprodução)

Antes de 2022 acabar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) divulgou os pré-finalistas de 10 categorias do Oscar 2023. Entre elas, o prêmio de Melhor Canção Original, que é a canção que foi escrita e produzida especialmente para o audiovisual na qual ela está inserida na trilha sonora. Entre dezenas de submissões, apenas 15 músicas apareceram na pré lista.

A votação para decidir quem entra na lista final terminou no último dia 17. O anúncio das indicações da 95ª cerimônia de entrega dos Academy Awards aconteceram no dia 24 de janeiro, e revelaram os cinco finalistas. A votação final para decidir quem leva as estatuetas começa no dia 2 de março, e termina no dia 7 do mesmo mês. A entrega está marcada para ocorrer em 12 de março no Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia.

Quem não entrou no Oscar 2023

Entre os pré-indicados estavam Giveon com Time, do filme Amsterdã, LCD Soundsystem com New Body Rhumba, para Ruído Branco. As duas músicas não tinham muitas chances. Por outro lado, The Weeknd com Nothing Is Lost (You Give Me Strength), para Avatar: O Caminho da Água, também não foi indicado, mesmo a bilheteria do longa-metragem chegando recentemente aos US$ 2 bilhões.

Outras canções que não conseguiram entrar na lista final foram Dust & Ash, colaboração de J.Ralph e Norah Jones do filme The Voice of Dust and Ash, Stand Up de Jazmine Sullivan para Till – A Busca por Justiça. Além deles, Good Afternoon de Spirited: Um Conto Natalino, e Til You’re Home, parceria entre Rita Wilson & Sebastian Yatra para A Man Called Otto.

Entre os cogitados da temporada, Ciao Papa, do filme Pinóquio de Guillermo del Toro, acabou não entrando no corte final. A música apareceu em várias premiações de associações regionais nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, assim como The Weeknd houve quem achasse que entraria além de Lady Gaga e Rihanna, Taylor Swift com Carolina para Um Lugar Bem Longe Daqui, e Selena Gomez com a música-título My Mind & Me de seu documentário Selena Gomez: Minha Mente e Eu.

Lady Gaga, Rihanna e os finalistas ao Oscar 2023

O filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo lidera a temporada com 11 indicações, incluindo Melhor Filme, e também Melhor Canção Original. A música This Is A Life de Son Lux, Mitski e David Byrne faz parte da trilha sonora, e entrou entre os finalistas, justamente pelo aclamação do longa, que é o grande destaque do Oscar 2023. Por outro lado, não foi surpresa Applause de Sofia Carson para Tell It Like a Woman aparecer entre os indicados da categoria.

As indicações mais certas eram de Naatu Naatu para o filme indiano RRR (Revolta, Rebelião, Revolução), disponível na Netflix, que não chegou a aparecer em Melhor Filme Estrangeiro, mas está em Melhor Canção Original. A música tem grande destaque no filme é uma das favoritas para levar a estatueta, neste caso, deixando Lady Gaga e Rihanna “esquentando banco”.

O embate entre Lady Gaga e Rihanna

Por fim, Lady Gaga marca sua quarta indicação ao Oscar 2023, sendo a segunda cantora mais indicada da história, apenas atrás de Barbra Streisand. A intérprete de Bloody Mary conseguiu aparecer na categoria com Hold My Hand para o filme Top Gun: Maverick. É uma das favoritas, justamente com a canção de Rihanna.

A cantora de Umbrella estreia no Oscar com a música Lift Me Up, especialmente para a sequência Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. Pela aclamação do longa-metragem em homenagem ao ator falecido Chadwick Boseman, após perder a batalha de quatro anos contra o câncer colorretal. Ou seja, não será surpresa se Rihanna subir ao palco para receber a estatueta.

Por outro lado, Lady Gaga sai na frente por receber indicação três vezes na categoria de Melhor Canção Original, vencendo com Shallow para Nasce Uma Estrela, que também a rendeu nomeação para Melhor Atriz. Anteriormente, a cantora chegou a concorrer com Til It Happens To You para o documentário The Hunting Ground, e perdeu para Sam Smith com Writing’s On The Wall para Spectre, 24º longa da saga de filmes de ação de James Bond.