Dua Lipa recebe segunda acusação de plágio em “Levitating”; entenda

Um dos maiores nomes da música pop nos últimos dois anos, a cantora Dua Lipa tem sido alvo de diversos processos envolvendo lançamentos do álbum Future Nostalgia. Neste semana a artista recebeu sua segunda acusação de plágio da música Levitating, um dos maiores hits do projeto.

publicidade
Dua Lipa no clipe de Levitating (Reprodução/Youtube)
Dua Lipa no clipe de Levitating (Reprodução/Youtube)

Conforme informações da revista Billboard, desta vez a britânica tem sido acusada pelos compositores L. Russell Brown e Sandy Linzer, que alegam que a canção contém material das faixas – “Wiggle and Giggle All Night”, de 1979, e “Don Diablo“, de 1980.

publicidade

Em documento que foi apresentado no Tribunal Federal de Manhattan nestas última sexta-feira (4), a acusação argumenta que a melodia usada na introdução do hit de Dua Lipa é uma “duplicata” das canções lançadas há mais de 40 anos.

“Os queixosos movem uma ação para que os réus não possam se esquivar de sua infração intencional”, diz um trecho do processo.

Vale destacar que a introdução de Levitating, ao qual os acusadores se referem, foi o que transformou a canção em um dos maiores virais das redes sociais nos últimos anos.

publicidade

“A melodia de assinatura é a parte mais ouvida e reconhecível das obras infratoras e desempenha um papel crucial em sua popularidade (…) Como os criadores de vídeo frequentemente truncam os já breves trechos de som no TikTok, a melodia da assinatura geralmente compreende cinquenta por cento ou mais desses vídeos virais”, fala o processo.

Outro processo da Dua Lipa

Vale destacar que na última quarta-feira (1), Levitating também foi apontada como plágio da música Live Your Life, lançada pela banda de reggae Artikal Sound System, como parte do EP “Smoke and Mirrors”, de 2017.

publicidade

Em processo movido contra a britânica, o grupo revela que a artista teve acesso a uma versão de Live Your Life, mas não saberia o motivo dela ter copiado. A banda também categórica ao afirmar que seria impossível a faixa ter sido concebida de maneira original: “muito improvável que ‘Levitating’ tenha sido criada de forma independente’ à “Live You LIfe”.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Artikal Sound System · 03 Live Your Life

O que você achou? Siga @mixmebrasil no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade

Formado em jornalismo pela UNIME Salvador, possui passagem por rádio, jornal e trabalha com público de internet desde 2016. Atualmente tem focado em projetos de audiovisual, cultura pop e celebridades.

Veja mais ›
Fechar