Dirigente do Corinthians fala sobre o time na Libertadores

Alessandro, dirigente do Corinthians
Alessandro fala sobre o Corinthians na Libertadores (Foto: Reprodução)

Dirigente do Corinthians fala sobre o time na Libertadores

O Corinthians está entre os brasileiros que vão disputar a Taça Libertadores em 2023. Já garantido na fase de grupos da competição mais tradicional do futebol sul-americano por conta do desempenho no Brasileirão de 2023, o alvinegro busca o bicampeonato (primeiro e único título foi em 2012).

Comparação com rivais

Representando o Corinthians no Paraguai, Alessandro, dirigente e ex-jogador do time falou sobre as expectativas para o desempenho do clube nesta temporada, usando rivais como exemplo.

“Tem que ir conquistando aos poucos, como Palmeiras e Flamengo tem conquistado nos últimos anos. Precisamos elevar um pouco nosso nível, nos planejarmos para estar mais vezes nessa competição e ir brigando com mais força por ela”.

O Corinthians disputará sua segunda edição consecutiva de Libertadores. Na temporada de 2022, caiu nas quartas de final diante do Flamengo, foi a primeira vez que o alvinegro passou das oitavas desde que conquistou o título em 2012.

Mesmo com outras competições na temporada (Brasileirão e Copa do Brasil), e também grandes rivais na competição continental, Alessandro afirma que a Libertadores é o grande desejo corinthiano para 2023.

“Nós reconhecemos muito as nossas competições nacionais, estaduais, Copa do Brasil e Brasileiro, mas o desejo pela Libertadores é sempre maior. Nós temos só uma e queremos aumentar isso aí, temos sede disso, assim como outros clubes, até os brasileiros que recentemente tiveram mais conquistas, como Flamengo e Palmeiras”.

Corinthians na Libertadores

Campeão em 2012 de forma invicta, o Corinthians não tem uma história de grande sucesso na competição continental. Entre os “quatro grandes” de São Paulo, é o time com menos conquistas da competição (São Paulo, Palmeiras e Santos tem 3 títulos cada).

Um ponto negativo no retrospecto histórico do Corinthians na competição, é que o alvinegro só soma uma vitória neste século em jogos eliminatórios fora de casa, vitória contra o Santos na Vila Belmiro por 1×0 em 2012. Considerando apenas confrontos eliminatórios fora do Brasil, a última vitória foi em 1996, 3×1 diante do Espoli-EQU.

Histórico do Corinthians na Libertadores:

  • 132 jogos
  • 66 vitórias
  • 32 empates
  • 34 derrotas
  • 216 gols pró
  • 126 gols contra

O Corinthians está no Pote 2 do sorteio da fase de grupos da Libertadores de 2023, sendo assim, não pode encarar nenhuma outra equipe brasileira na primeira fase, exceto o Atlético Mineiro, que pode ter jogado a “pré-Libertadores”, pode cair em times do mesmo país.

A jornada do Corinthians rumo ao bicampeonato começa já na próxima semana, ainda sem definição, o jogo será entre os dias 4 e 6 de abril.