Diretor de Guardiões da Galáxia 3 se irrita com comentários racistas sobre vilão

Guardiões da Galáxia 3
James Gunn rebate comentários racistas ao vilão de Guardiões da Galáxia 3. (Foto: reprodução/YouTube).

James Gunn, diretor de Guardiões da Galáxia 3, se irritou com comentários racistas direcionados ao ator nigeriano-britânico Chukwudi Iwuji, que será o vilão da trama. Os ataques aconteceram em um post feito pelo cineasta, em seu perfil no Instagram, celebrando a chegada do artista no longa.

O comentário que incomodou Gunn reclamava da escalação de um ator negro para um personagem que, suspostamente, deveria ser branco. “Droga… outro cara branco que eles transformaram em um cara negro”, escreveu o usuário. No entanto, nos quadrinhos, o personagem, tem um tom de pele na cor roxa.

Por que eles não poderiam simplesmente deixá-lo branco ou sei lá… escolher uma minoria diferente? Que tal asiático ou latino? (quantos latinos e asiáticos no MCU? Tipo um total de 5??) Ou torná-lo um índio ou algo assim. Da próxima vez, um personagem principal (herói/vilão) será um trans ou homossexual ou não-binário (quando nos quadrinhos eles não são). Triste e patético. Eles estão escolhendo com base na raça e não na atuação e no que está estabelecido.”, continuou o usuário.

Gunn respondeu ao comentário de teor racista deixando claro que escolheu o melhor ator para o papel.

“Escolhi o melhor ator, ponto final, e a melhor pessoa para o papel. Eu não dou a mínima para qual é a etnia de Chukwudi Iwuji, então pare com suas presunções racistas sobre POR QUE ele foi escolhido. (E, a propósito, ele está interpretando um cara que quase sempre é da cor roxa.)”, escreveu o diretor.

Em Guardiões da Galáxia 3, Chukwudi Iwuji irá interpretar o vilão Alto Evolucionário, o criador do personagem Rocket, que está empenhado em criar uma raça especial de seres aprimorados.

O longa contará com o retorno do time central formado por Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Vin Diesel, Bradley Cooper, Karen Gillan Pom Klementieff. A estreia nos cinemas está prevista para o dia 5 de maio.