Desenrola Brasil: Conheça o novo programa do governo para endividados

Governo vai lançar o Desenrola Brasil para ajudar endividados (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Governo vai lançar o Desenrola Brasil para ajudar endividados (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O governo Lula trabalha para o lançamento do Desenrola Brasil, um programa para o refinanciamento de dívidas de pessoas físicas. Para implantar a novidade, no entanto, o Ministério da Fazenda ainda aguarda a finalização do sistema operacional para promover colocar o projeto em funcionamento.

De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a expectativa é de que o alcance do programa seja ainda maior do que o planejado de forma inicial. A ideia é criar “uma dinâmica de curto prazo interessante para a economia”. Ainda segundo o chefe da pasta, o plano tem como objetivo incluir no sistema operacional toda a dívida que puder ser renegociada.

A previsão inicial é que o fundo garantidor do Desenrola Brasil ajude 37 milhões de pessoas físicas com a renegociação de até R$ 50 bilhões em dívidas. “Mas, além disso, estamos liberando esse valor, esse crédito tributário, porque os credores têm interesse de expandir o Desenrola para além das faixas subsidiárias”, explicou o ministro durante o evento E Agora Brasil, em Brasília.

Desenrola Brasil tem muitos interessados

Haddad também afirmou que o governo está percebendo um interesse muito grande dos cidadãos que têm créditos contra pessoas com faixa de renda mais elevada, que estão dispostos a renegociar. O estoque de dívidas com potencial de ser quitadas abrange 72 milhões de CPFs o que representam um total de R$ 430 bilhões em dívidas protestadas em órgãos de controle de crédito.

“O alcance do programa pode ser muito grande. Não temos precedentes disso. Nunca houve um programa como esse. Então nós estamos tentando caprichar ao máximo porque, se ele for bem-sucedido, poderá criar uma dinâmica de curto prazo interessante para economia”, declarou Haddad.

“Imagina a quantidade de empresas que têm crédito; financeiras; bancos; concessionários; e serviço público. Todos esses players vão poder entrar no Desenrola”, completou. De acordo com o ministro, o Desenrola Brasil faz parte de um conjunto de medidas que vai permitir a volta das famílias endividadas ao mercado consumidor. Com informações da Agência Brasil.

Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade em primeira mão!

Temos uma super novidade! Agora também lançamos um canal incrível no YouTube, recheado de entrevistas e bate-papos exclusivos para os nossos seguidores.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quer ficar por dentro de tudo em primeira mão? Junte-se ao nosso canal do MixMe no WhatsApp e mergulhe no mundo do entretenimento 24 horas por dia! Participe e compartilhe as nossas notícias!