Curiosidades sobre a série For Life – Homem preso injustamente

Capa da Série For Life (Imagem: Reprodução)

“For Life”, drama criminal de sucesso, regressa em exclusivo ao AXN Portugal para a sua segunda temporada. Exibe todas as quintas-feiras às 22h50 a partir de dia 3 de dezembro. Para assinalar este recomeço deixamos algumas curiosidades acerca da série!

Depois de uma primeira temporada de sucesso, a T2 de “For Life” volta a acompanhar Aaron Wallace (Nicholas Pinnock), um presidiário disposto a tudo para provar a sua inocência.

Na primeira temporada Aaron tornou-se profissional de advocacia para se defender a si mesmo e também aos seus companheiros na prisão. Mas que segredos de produção esconde esta história fascinante sobre um homem que procura escapar de uma prisão de pena perpétua?

Série Baseada em uma História Real

Ator Nicholas Pinnock (à direita) interpreta a história real de Isaac Wright Jr. (à esquerda) – (Imagem: Reprodução)

O enredo apaixonante de “For Life”, estreia exibida em exclusivo pelo AXN, baseia-se vagamente na vida de Isaac Wright Jr. Este advogado licenciado no Estado de Nova Jérsia foi preso, tal como na história, devido a um crime que não cometeu.

Foi na prisão que Isaac se tornou, primeiramente, um assistente de advogado (“paralegal” – um cargo norte-americano que corresponde a uma formação em Direito não equiparável a um curso completo). A partir daí, ajudou cerca de 20 dos seus companheiros de prisão a reduzir ou anular sentenças até finalmente ter conseguido comprovar a sua própria inocência.

Atuações incríveis

Elenco da Série For Life (Imagem: Reprodução)

Para envolver o público a narrativa conta com atuações incríveis — e um destaque é, definitivamente, o protagonista Nicholas Pinnock no papel de Aaron Wallace. O astro transmite a determinação do homem, assim como os momentos angustiantes, com maestria.

Os outros personagens também compõem a narrativa de forma incrível, principalmente Joy Bryant no papel de Marie Wallace, esposa do homem preso injustamente. A atuação de 50 Cent também não pode ser esquecida — e dá ainda mais potência às reviravoltas da trama.

Protagonista da Série viu “For Life” como uma forma de Terapia

Isaac Wright Jr. (Imagem: Reprodução)

Isaac Wright foi condenado a uma pena de prisão perpétua em 1991, tendo sido acusado de ser o cérebro de uma grande rede de tráfico de drogas em Nova Iorque e Nova Jérsia. Na realidade, Isaac era um jovem empreendedor de 29 anos, casado e pai de uma criança. A experiência traumática que sofreu, ter estado injustamente preso e condenado até 1996, nunca o abandonou, mesmo depois de ser libertado e continuar a apostar no Direito como a sua nova vocação.

Por isso, produzir e ser a inspiração da história de “For Life” foi uma tremenda terapia para Isaac, de acordo com declarações que o mesmo prestou à portuguesa Agência Lusa aquando da estreia da primeira temporada, no AXN Portugal, em fevereiro de 2020. O protagonista avançou que “pela primeira vez estava por trás da câmara a ver o meu sofrimento. Houve períodos emocionais e foi muito terapêutico. Fiz uma descarga de bagagem emocional.”

Denuncia as falhas do sistema carcerário e judiciário

For Life não erra em retratar as muitas falhas do sistema judiciário e carcerário nos Estados Unidos, mas que podem ser replicados facilmente em outras sociedades, como a brasileira. Na série, a justiça está nas mãos de quem tem poder — e muitas veze o utiliza sem escrúpulos.

Diante da desigualdade de um sistema falho, a população negra e latina se torna alvo. Mais do que isso, as injustiças também são escancaradas quando se trata da população excluída da sociedade: os presidiários.

50 Cent é um dos Produtores do Seriado

Produtor 50 Cent e Isaac Wright Jr (Imagem: Reprodução)

O cantor 50 Cent, ou Curtis Jackson, que deixou também já a sua marca no cinema com o filme auto-biográfico “Get Rich or Die Tryin'”, não só é produtor da série como entra também enquanto intérprete, em vários episódios, interpretando Cassius Dawkins.

Wright e Jackson desenvolveram uma relação de proximidade ao co-produzirem este conteúdo, considerando que ambos passaram por situações de grande adversidade. Jackson vencendo uma vida no mundo das drogas e ser baleado múltiplas vezes, tornando-se uma enorme personalidade do mundo do espetáculo, e Wright ao conseguir escapar da sua situação injusta de condenação por um crime que lhe foi alheio.

For Life foi considerada como o Melhor Drama para a African-American Film Critics Association

Premiação da Série na African-American Film Critics Association (Imagem/Montagem: Reprodução)

“For Life” é uma série que foi capaz de agradar à comunidade afro-americana de críticos de cinema e televisão. Em geral bastante bem recebido, este conteúdo televisivo tem especial impacto para uma comunidade frequentemente subrepresentada em obras de fição, nos Estados Unidos, e que aqui tem direito à devida representação.

A série recebeu as maiores honras, “Melhor Série Dramática”, nesta cerimónia que aconteceu em agosto, através de um streaming online. A cerimónia onde “For Life” saiu vitoriosa foi apresentada por estrelas afro-americanas como Octavia Spencer (“A Forma da Água”), Rashida Jones (“Parks & Recreation”) ou William Jackson Harper (“Midsommar – O Ritual “).

Reflexões importantes

Ao longo da trama, vários temas importantes são abordados. Além das falhas do sistema carcerário e judiciário citadas anteriormente, racismo, homofobia e os desafios da mulher preta são abordados, mesmo que de forma pontual.

A prisão injusta do protagonista é apenas o ponto de partida para uma série de discussões sobre a sociedade, os direitos e, inclusive, o impacto do cárcere para as famílias dos detentos. É uma narrativa muitas vezes triste, mas verídica.

O Criador da Série também foi responsável pela Série “Sem Rastro” (2002-2009)

Seriado – Sem Rastros (Imagem: Reprodução)

Hank Steinberg, criador de “For Life”, tem já ampla experiência no género do drama criminal. Uma das suas apostas mais célebres enquanto “showrunner” foi “Without a Trace” ou “Sem Rasto”, uma popular série sobre uma equipa especial do FBI especializada em investigação de desaparecimentos. A segunda temporada de “For Life” é a companhia perfeita para os serões de quinta-feira, todas as semanas, às 22h50!