Consumo de podcast cresce 24% no Brasil, aponta pesquisa da Deezer

A Deezer divulgou uma pesquisa em que mostra que o consumo de podcast no Brasil cresce 24%. Segundo os dados, só no ano passado foi registrado um aumento de 61% nos fluxos desse tipo de conteúdo.

No mesmo período, a plataforma de streaming também recebeu um crescimento de 40% no número de usuários ativos que escutam podcasts.

podcast
Pesquisa mostrou informações importantes sobre podcast (Imagem: Divulgação)

Neste ano, apenas no país, o número de ouvintes saltou 24%, enquanto o número de streams em podcasts aumentou em 32%. Dos mais ouvidos no momento, “NerdCast” ocupa o primeiro lugar, seguido em segundo de “Podpah” e “O Assunto” em terceiro. Os quarto e quinto lugares ficaram com “Flow” e “A República das Milícias”, disponíveis também no Globoplay.

No catálogo, a Deezer ainda aposta em produtos originais, como “Céu da Semana”, apresentado pela astróloga e taróloga Mariana Candeias. Além disso, tem ainda “Amigos do Fim” e “Quem Quer Ser Um Alienado”, dois projetos da parceria entre Porta dos Fundos e a Deezer.

A pesquisa apontou também os gêneros que mais interessam no Brasil: em primeiro lugar a sociedade, seguido de comédia, espiritualidade e religião, educação, além de estilo e hobbies. Para os usuários o melhor horário para escutar podcast, de até 10 minutos, seria oito da manhã. Já as cidades que mais consumem estes conteúdos são: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Recife.

Por sinal, a Deezer passou a investir em uma produtora de streaming. Trata-se da Driift, a qual a plataforma entrou com uma participação minoritária com o objetivo de acelerar seu crescimento.

Além disso, a ideia da Deezer é ganhar liderança quando o assunto é streaming interativo de música ao vivo de última geração. A empresa vai apoiar o crescimento da Driift, incluindo lançamento de novos produtos e ofertas.

Para quem não conhece, a Driift foi lançada em agosto do ano passado e ganhou destaque por conta dos eventos em pay-per-view on-line ao vivo e exclusivos. De acordo com os dados, a plataforma já vendeu mais de 600 mil ingressos para shows.

Entre as apresentações estão Nick Cave, Niall Horan, Kylie Minogue, Biffy Clyro, Andrea Bocelli, Laura Marling, Dermot Kennedy, Courtney Barnett e Sheryl Crow. A Driift também conceituou, criou e produziu o evento inovador ‘Live At Worthy Farm’, que contou com artistas como Coldplay, HAIM, Jorja Smith, IDLES, Wolf Alice, Michael Kiwanuka, Damon Albarn e The Smile.