Com difícil missão, Walcyr Carrasco desvia após questionamento: “Nunca sabe”

Walcyr Carrasco retorna ao horário nobre com Terra e Paixão, a nova novela das nove da Globo
Walcyr Carrasco retorna ao horário nobre com Terra e Paixão, a nova novela das nove da Globo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Com difícil missão, Walcyr Carrasco desvia após questionamento: “Nunca sabe”

Autor de Terra e Paixão, Walcyr Carrasco terá uma difícil missão em seu retorno ao horário nobre da Globo. Conhecido por emplacar grandes sucessos e conseguir aumentar a audiência, o novelista se esquivou ao falar de sua nova novela das nove, que entra no ar com a expectativa de elevar o ibope após Travessia terminar com a segunda pior audiência da faixa das 21h na história.

Carrasco, que pretende passar uma mensagem sobre “a força do amor e a superação” com seu novo folhetim, definiu a obra como uma história clássica. “É uma novela clássica, que mostra a força do amor e a superação. Com uma trama que se apresenta através de um grande drama amoroso e uma luta por herança, dentro de um ambiente agrícola, rural, uma parte do país ainda desconhecida por muitos, de uma maneira que não estamos acostumados a ver em novelas”, declarou.

Walcyr Carrasco fala sobre sucesso de novela

De volta ao horário das nove após quatro anos, o autor retorna novamente com a missão de reerguer a audiência da faixa. Ao ser questionado sobre a que credita o êxito de suas histórias, ele contou que se baseia em suas emoções. No entanto, o novelista desviou ao comentar sobre a expectativa de ibope para a nova novela.

“Eu vivo intensamente cada personagem, choro e rio quando escrevo. Se minhas emoções são autênticas, acredito que o público saberá compartilhá-las. Sobre Terra e Paixão ser um novo sucesso, a gente nunca sabe antes de estrear, mas prometo fazer o melhor. Sempre sinto um frio na barriga antes das estreias, ainda mais agora com um projeto tão importante, que mostrará aspectos lindos, mas também dramáticos da sociedade brasileira”, disse.

Como surgiu a história de Terra e Paixão

Carrasco ainda revelou que participou do processo de escalação do elenco de Terra e Paixão e que já tinha definido alguns atores desde o início. “Participei de todo o processo de escalação do elenco, mas alguns atores já estavam na minha cabeça quando comecei a escrever a novela”, contou. O autor também contou qual foi sua principal inspiração para desenvolver a história.

“Nasci no interior de São Paulo, em Bernardino de Campos, e fui criado em Marília, meus avós vieram da Espanha para trabalhar no campo. A agricultura me fascina e descobrir o nível de tecnologia a que se chegou nos dias atuais foi surpreendente. Meu tio foi missionário em Dourados [Mato Grosso do Sul], quando eu era criança, e lembro que fui visitá-lo com a minha mãe”, explicou.

O novelista disse que a visita ao local o marcou muito e confessou que ficou impressionado ao voltar ao estado. “Foi uma viagem inesquecível, que me marcou muito, onde conheci a famosa terra roxa, ou como também se diz, terra vermelha, uma terra muito fértil. Isso ficou em minha memória. Com isso, voltei ao Mato Grosso do Sul duas vezes, realmente fiquei fascinado pela tecnologia implantada na agricultura nos dias atuais. Subi em uma colheitadeira, que, só para chegar na cabine, tinha dois lances de escada ao entrar”, detalhou.

Walcyr Carrasco explicou que decidiu contar uma história naquele local porque é um lugar que muitas pessoas ainda não conhecem. “Descobri um computador que monitorava todo o mecanismo da máquina, e seus resultados. Foi uma experiência única, que me impactou. Um Brasil que eu pouco conhecia e imaginei que seria um bom cenário para a trama dos personagens. Um país que, assim como eu, muitas pessoas não conhecem, porque poucas vezes foi mostrado dessa maneira na televisão”, afirmou.