Coletivo Cultural Terra Brasileira canta obra de Jair do Cavaquinho

Jair do Cavaquinho
Obra do sambista Jair do Cavaquinho será celebrada por coletivo em São Paulo (Reprodução/Divulgação – Montagem/MixMe)

O coletivo Terra Brasileira irá prestar uma homenagem em memória do sambista Jair do Cavaquinho. O evento com entrada gratuita será no dia 29 de abril, às 17h00, no Espaço Canto Negro, na rua Barra do Jequitaí, 100, Vila Granada (ao lado da Estação do Metrô Guilhermina Esperança).

Jair de Araújo Costa, popularmente conhecido como Jair do Cavaquinho, está intimamente ligado ao GRES Portela e é um dos grandes nomes na história da música popular brasileira. Desde o final da década de 1920, ele já figurava como mascote da agremiação e viveu intensamente o desenvolvimento pelo qual o samba passou entre os anos de 1930 até 1960.

Em 1965, sob os cuidados de Hermínio Bello de Carvalho, Jair integrou o célebre grupo de sambistas que acompanharam Aracy Côrtes e Clementina de Jesus no espetáculo Rosa de Ouro. Faziam parte também: Paulinho da Viola, Nelson Sargento, Elton Medeiros e Anescarzinho do Salgueiro.

Jair ainda participou dos conjuntos: Os Cinco Crioulos, A Voz do Morro, Cinco Só e Turma do Ganzá, além de ter feito parte da inestimável Velha Guarda da Portela. Contando gravações e regravações, o sambista deixa mais de 120 registros fonográficos.

Os sucessos de Jair do Cavaquinho

Entre os inúmeros sucessos de Jair do Cavaquinho é possível destacar: “Meu Barracão de Zinco”, “Pecadora” (parceria com Joãozinho da Pecadora), “Olinda” (parceria com Alcides Dias Lopes). Foi ainda parceiro de Nelson Cavaquinho em três composições, “Vou Partir”, “Enquanto a Cidade Dorme” e “Eu e as Flores”.

Elizeth Cardoso, Jamelão, Noite Ilustrada, Paulinho da Viola, Nara Leão, Isaurinha Garcia e Leny Andrade, figuram entre os nomes que já gravaram músicas de Jair do Cavaquinho. Nesta homenagem, o Terra Brasileira irá abordar a obra musical do compositor e exaltar a sua importância para o cenário musical brasileiro.

Sobre o Terra Brasileira

Com 18 anos de atividades, o Projeto Cultural de Resgate a Velha Guarda Terra Brasileira, fundado no bairro do A.E. Carvalho, na zona leste da cidade de São Paulo, desenvolve ações dedicadas à pesquisa, valorização e divulgação da obra de antigos sambistas oriundos das escolas de samba cariocas.

Com foco no samba praticado entre as décadas de 1920 e 1960, e sempre de maneira gratuita e com ambiente familiar e hospitaleiro, o Terra Brasileira promove rodas de samba didáticas que contam a história de personagens importantes, mas desconhecidos da maioria do grande público.

Serviço

Data: 29 de abril
Onde: Espaço Canto Negro – Rua Barra do Jequitaí, 100, Vila Granada (ao lado da Estação do Metrô Guilhermina Esperança)
Horário: 17h00 – Início da roda de samba
Valor: Entrada Gratuita
O Espaço Canto Negro conta com serviço de alimentação