Nesta semana, Cláudio Manoel, ex-integrante do Casseta & Planeta, deu uma entrevista reveladora no quadro “Achismos”, no canal do YouTube de Maurício Meirelles.
Durante o bate-papo, ele compartilhou detalhes antes não revelados sobre o cotidiano da produção do programa e as tensões que surgiram nos bastidores.
O “Lado B” dos bastidores
Entre os episódios mais marcantes, Manoel descreveu brigas físicas que aconteceram atrás das câmeras, e em todas elas, o humorista Beto Madureira estava envolvido.
“Uma vez estávamos ensaiando para um show no Canecão, no Rio de Janeiro, e vi o Madureira no chão. O Hubert tinha acabado de dar uma porrada no Madureira porque falou que ele estava enchendo o saco.
O Bussunda estava assistindo a um jogo do Brasil na hora. O diretor pediu pra eu conversar com eles para não acontecer isso”, revelou Cláudio.
Censura e os limites do humor
Além dos conflitos internos, Cláudio também compartilhou uma situação em que eles foram proibidos de fazer piadas sobre o ataque terrorista de 11 de setembro. Segundo ele, no entanto, essa censura acabou sendo uma salvaguarda.
“11 de setembro mandamos para produção várias piadas. Mario Lucio Vaz me ligou e perguntou se estávamos malucos de fazer piada com três mil mortos, porque a opinião pública iria contra a gente. E foi uma grande proteção, a gente iria se ferrar muito”.
Aprendizados e reflexões sobre o humor atual
Com a ascensão do politicamente correto e as precauções que os humoristas devem ter atualmente, Cláudio defendeu que o grande nicho do humor é o grupo de pessoas que entende que humor é humor:
“Tem humorista que faz piada para desagradar o público. O Léo Lins é um pouco isso, o Madureira um pouco isso. A irritação dá um “que” de engraçado. O maior nicho do humor é esse”.
Ainda assim, ele alerta para o fato de que existem limites. Para finalizar, deixou um recado para Léo Lins: “O Leo procura saber: não pode fazer piada sobre o que? Pedofilia, escravidão, então é isso que vou fazer”.
Dessa forma, a entrevista de Cláudio Manoel traz à tona importantes discussões sobre os limites do humor e as tensões existentes entre a criatividade e o respeito ao público e aos colegas de trabalho.
Formação em Comunicação Social – Especializações em Redação – Copywriting – Pós graduação: Artes em Jornalismo pela Columbia Journalism School – Universidade Columbia.