Claudia Jimenez morre aos 63 anos; relembre a carreira da atriz

Claudia Jimenez morreu neste sábado (20), aos 63 anos, no Rio de Janeiro. A atriz estava internada no hospital Samaritano e lutava contra um câncer no tórax. A causa da morte não foi divulgada a pedido da família.

Claudia Jimenez
Claudia Jimenez morre aos 63 anos (Foto: AgNews)

O velório terá início às 12h no Memorial do Carmo, no Caju, e está previsto para encerrar às 16h30. Não foi informado se será aberto ao público.

Miguel Falabella, amigo da artista, a homenageou em uma publicação nas redes sociais. “Hoje todas as homenagens são suas e os refletores de todos os teatros do Brasil reluzem para você. Obrigado por ter caminhado a meu lado nesta passagem. Betty Lago e Mercedinha certamente vão recebê-la em festa! A nós, resta a saudade e a responsabilidade de manter viva a memória do seu imenso talento! Te amo! Descanse em paz!.”

Diagnóstico

Claudia Jimenez foi diagnosticada com câncer em 1986 após ida ao médico para curar uma tosse persistente. O tumor maligno no mediastino estava localizado atrás do coração. Apesar das complicações apontadas por profissionais da saúde, a atriz teve ajuda de Chico Anysio e curou-se da doença.

A estrela da sitcom Sai de Baixo chegou a passar por pelo menos três cirurgias após problemas de saúde causados por sessões de radioterapia — todas na região do coração.

Carreira de Claudia Jimenez

Uma das principais artistas do Brasil, a atriz nasceu em 1959 na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Sua estreia nos palcos ocorreu em 1978, quando estrelou o espetáculo Mimi Bibelô, na primeira montagem do Opera do Malandro.

Após o sucesso da peça, a artista estreou na TV Globo em 1979, na série Malu Mulher. A partir daí, integrou o humorístico Os Trapalhões (1974-1995), um um quadro do Viva o Gordo (1981-1987), com Jô Soares (1938-2022). Ela também atuou no elenco de Chico Anysio Show (1982-1990).

Na Escolinha do Professor Raimundo, em 1990, Claudia Jimenez se destacou na mídia. Sai de Baixo (1996) é um dos trabalhos mais lembrados da atriz. Na sitcom, ela deu vida a Edileuza, uma empregada desbocada. Nas novelas, a estrela atuou em Ti Ti Ti (1985) e Haja Coração (2016).

O último trabalho de Claudia Jimenez na TV foi na série Infratores, exibida no Fantástico em 2018. A produção abordava o tema infrações de trânsito de forma bem humorada. Claudia interpretou Bibiana, dona da autoescola voltada para condutores que perderam o direito de dirigir.