Camila Pitanga protesta sobre censura de beijo gay na Globo

Camila Pitanga
Camila Pitanga protesta sobre censura de beijo gay na Globo (Foto: Reprodução/ Instagram)

Camila Pitanga protesta sobre censura de beijo gay na Globo

Por duas vezes, em menos de 15 dias, a TV Globo foi criticada por censurar dois beijos gays, em produções diferentes. Camila Pitanga, que está em uma dessas produções, decidiu se manifestar contra a emissora tendo uma atitude ousada nas redes sociais, ganhando o apoio do público.

Censura de beijo gay

O primeiro beijo censurado foi na novela Vai na Fé, novela das 19h, na emissora dos Marinhos. A cena entra Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman), foi cortada sem explicações e o público ficou bastante revolta. Diante disso, a Globo decidiu se manifestar sobre e afirmou que toda novela pode sofrer alterações sem aviso prévio.

“Toda novela está sujeita a edição. Uma rotina que atende às estratégias de programação ou artísticas. Isso, inclusive, é sinalizado nos resumos de capítulos divulgados pela Globo”, declarou a emissora, por meio de nota à imprensa. Porém, uma semana depois, foi acusada novamente de censura.

Dessa vez, outro beijo lésbico foi cortado, mas em uma produção do Globoplay, na série Aruanas. A cena trazia a personagem de Camila Pitanga, dando um beijo Ivona (Elisa Volpatto). Mas, também acabou sofrendo uma censura, causando nova polêmica, que não teve pedido de desculpas da emissora.

Camila Pitanga enfrenta a Globo

Revoltada com o corte no beijo da sua personagem e por ser uma mulher bissexual, Camila Pitanga publicou diversos beijos entre a sua personagem e Ivona, em seu perfil como forma de protesto contra a emissora que trabalha. “Olga e Ivona inventando a química em #Aruanas Aqui tem beijo, beijão, beijaçoooo, só escolher seu preferido”, protestou a atriz, que ganhou apoio do público.

Porque a @tvglobo está censurando beijo em pleno 2023? Regredimos quantos anos?”, questionou uma internauta, no perfil de Camila Pitanga. “A gente vê casal hetero fazendo o mesmo há décadas na tv aberta. Não consigo entender, porque pra ver o mesmo com casal homo tem que ser em tv paga. Coisa mais sem sentido em pleno século XXI!”, disse outro.

Vale lembrar que, Camila Pitanga não tem contrato fixo com a emissora em 2021, após 25 anos na TV Globo. Agora, assim como outros artistas, ela assina por obra.