Camila Cabello se reencontra consigo mesma em ‘Família’

Desde que se desligou do grupo Fifth Harmony, no qual surgiu, e partiu para carreira solo, Camila Cabello tem passado por altos e baixos na caminhada para se firmar no cenário pop internacional. Com ‘Família’, seu terceiro álbum, a cantora parece dar o passo mais sólido nessa direção, retornando a suas origens. 

Camila Cabello Família
Capa de Família, terceiro álbum de Camila Cabello.

O mais novo lançamento da artista revela sua face mais íntima até o momento. Nascida em Cuba e naturalizada nos Estados Unidos, Camila faz um tributo a suas referências latinas e dá forma a um pop cativante que retoma o frescor do seu repertório.

Depois do sucesso do primeiro álbum, ‘Camila’ (2018), que trouxe o hit “Havana”, a cantora tentou partir para uma estética mais voltada ao padrão estadunidense e acabou entregando o inconsistente ‘Romance’ (2019), que peca pelo excesso e deixa a desejar na criatividade. 

‘Família’ segue a máxima “menos é mais” e apresenta canções simples que despertam familiaridade e aconchego. Não traz nenhuma grande ousadia, mas é um feijão com arroz bem feito e bem temperado. Aqui Camila se mostra autêntica e natural ao passear por sons tão intimamente conhecidos. 

O fim do relacionamento com o cantor Shaw Mendes também é um elemento importante que compõem a obra. As 12 faixas vão contando a história de um relacionamento desde o início até as dores do término. Entre as passagens estão vários detalhes e dicas que remetem ao ex-casal. 

O disco chega em um momento de destaque para a  música latina no cenário pop global, com canções cantadas em espanhol cada vez mais presentes nas paradas de sucesso. Porém, ele não soa oportunista nem forçado. Apenas mostra um reencontro da artista consigo mesma. 

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A faixa-título abre o álbum com um instrumental que serve como transporte para a atmosfera quente e ensolarada da obra. “Celia” vem em seguida como um reggaeton sensual e conta a história de um cara que encontra o amor caloroso de uma cubana.

Em “Psychofreak” Camila convida Willow Smith para cantar sobre questões relacionadas à saúde mental. É uma das faixas mais íntimas do disco, com versos confessionais como: “Às vezes, eu não confio no que sinto / No meu Instagram falando sobre: ​​Estou curada”.

“Bam Bam Bam” é o principal single de ‘Família’ e conta com a participação de Ed Sheeran. A faixa é um pop pós-termino bem executado, com um refrão marcante e uma interação harmônica entre os dois.

“La Buena Vida” é uma das melhores faixas. Traz vários elementos da cultura mexicana como a presença de mariachis, um belo cajón e violinos marcantes. Na letra o eu-lírico dá conselhos para o parceiro que está mergulhado no trabalho e quase nunca presente. 

“Boys Don’t Cry” traz mais uma peça para o relacionamento que está sendo retratado na obra. Camila canta sobre as crises de ansiedade do parceiro e a dificuldade dele de se mostrar vulnerável e aberto com seus sentimentos. 

Em “Hasta Los Dientes” volta o clima mais festivo em um pop latino com um toque de eletrônico e a participação da cantora argentina Maria Becerra. “No Doubt” reflete a dualidade de sentimentos da artista, que se sente bem ao lado do companheiro, mas também se sente insegura com o relacionamento. 

“Don’t Go Yet” foi o primeiro single do disco a ser lançado e se destaca com uma performance que remete a Gloria Stefan. “Lola” é a faixa que vai mais fundo nas raízes latinas e tem uma letra que toca de leve nas questões políticas e sociais de Cuba, reforçada pela participação do cubando Yotuel.

“Everyone at This Party” encerra com o momento em que o término acontece e as feridas estão todas abertas. É uma bela interpretação da cantora, porém não é a faixa mais adequada para encerrar o álbum, fechando de forma melancólica.

Em ‘Família’, Camila Cabello consegue passar o brilho e autenticidade perdidos em ‘Romance’. Ao se mostrar mais entregue do que nunca e reacender sua latinidade a cantora consegue refazer seu caminho no pop e sinaliza uma nova boa fase na carreira.