Brasil vai sediar encontro do G20 e já tem data marcada

Brasil vai sediar cúpula do G20 em novembro de 2024, confira. Foto: Reprodução/ Twitter
Brasil vai sediar cúpula do G20 em novembro de 2024, confira. Foto: Reprodução/ Twitter

Brasil vai sediar encontro do G20 e já tem data marcada

Desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o cargo, em janeiro de 2023, o Brasil tem se mostrado mais adepto a encontros diplomáticos com grandes potências. Nesta segunda-feira (08), o governador Cláudio Castro (PL) anunciou que o Rio de Janeiro (RJ) vai sediar o encontro do G20, que está previsto para acontecer em novembro de 2024.

O G20 é um importante fórum de cooperação internacional em questões econômicas, sociais e financeiras, que desempenha um papel fundamental na promoção do comércio internacional e no fortalecimento da economia global.

Apesar das críticas em relação à sua representatividade, o G20 tem conseguido enfrentar desafios globais e buscar soluções conjuntas para problemas como a crise financeira de 2008 e a pandemia de COVID-19. No Brasil, os represeantes das grandes potências econômicas poderão se encontrar para novas dicsussões.

Encontro do G20 em 2024 será no Rio de Janeiro

Na noite desta segunda-feira (08), o governador Cláudio Castro (PL) anunciou que o encontro do G20, em novembro de 2024, será no Rio de Janeiro (RJ). Em dezembro deste ano, o Brasil irá assumir a presidência da cúpula e deve pautar questões ambientais como prioritárias.

É oficial! O RJ sediará o encontro da cúpula dos chefes de estado do G20 no próximo ano. As 20 maiores potências econômicas mundiais estarão reunidas e, serão convidadas mais 10 nações, totalizando 30. Tudo isso está sendo possível, graças aos esforços e empenho que estamos tendo em promover o Rio de Janeiro para o mundo. Esse encontro é um marco para a nossa história“, disse Cláudio Castro, via Twitter.

O que é o G20?

O G20 é um grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo, incluindo países desenvolvidos e em desenvolvimento. Criado em 1999, o objetivo do grupo é promover a cooperação internacional em questões econômicas e financeiras, além de discutir e buscar soluções para desafios globais.

Os países que compõem o G20 são: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos e União Europeia.

O G20 tem um papel fundamental na promoção do comércio internacional e no fortalecimento da economia global, além de ser um espaço importante para a coordenação de políticas econômicas entre os países membros. Desde sua criação, o G20 tem enfrentado diversos desafios.