Bolsa Família tem novidade em cidades afetadas pelas chuvas

Lula definiu mudança no Bolsa Família para ajudar famílias atingidas pelas chuvas no litoral de São Paulo (Foto: Divulgação) 
Lula definiu mudança no Bolsa Família para ajudar famílias atingidas pelas chuvas no litoral de São Paulo (Foto: Divulgação)

O Governo Federal anunciou a liberação de recursos para as famílias atingidas pelas inundações causadas pelas fortes chuvas no litoral de São Paulo no último fim de semana. Entre as ações, está a unificação do pagamento do Bolsa Família para as pessoas que recebem o benefício.

Diante da situação de calamidade nas cidades do litoral paulista, o governo colocou em prática uma força-tarefa que envolve vários ministérios. A decisão é para atender ações de emergência à população da região. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome também faz parte dos trabalhos para ajudar as vítimas das enchentes e está tomando algumas medidas.

Novidade no Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social tem mantido contato constante com os municípios que decretaram emergência ou calamidade. De acordo com o chefe da pasta, Wellington Dias, o governo está tomando providências para o pagamento do Bolsa Família com flexibilidade.

“Para facilitar para as famílias, o pagamento de março será unificado, feito no dia 20 para todas as famílias dos municípios atingidos e com decreto de emergência e calamidade”, explicou o ministro.

A flexibilização do calendário inclui o pagamento do Bolsa Família de fevereiro para as famílias dos seis municípios atingidos pelas chuvas e que ainda não sacaram o valor.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, a previsão é de 40% das famílias tinham que sacar seus benefícios entre os dias 23 e 28 de fevereiro. O número é indicado pela escala que segue o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Com a nova decisão, os beneficiários em questão já estão podendo sacar os valores desde esta terça-feira (21).

Lula anuncia liberação de recursos

O presidente Lula anunciou em pronunciamento que a liberação de recursos para a construção de moradias para famílias que perderam suas casas nas inundações.

“Às vezes, eu vejo lugares onde houve desabamento e que já se passaram anos e ainda não foi resolvido o problema habitacional. Desta vez, podem ter a certeza de que a construção de moradias para as pessoas que perderam as suas casas vai acontecer de verdade, em um terreno mais seguro, sem risco de alagamento ou de desabamento”, afirmou o presidente.

Depois de contato com o governo de São Paulo, líderes municipais e sociais, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social está garantindo a entrega de cestas de alimentos, colchões e outras necessidades na assistência social. Além disso, estão tratando de auxílio social para garantir aquisição de bens perdidos com as enchentes.

“O MDS se soma às ações da Saúde, Defesa, Integração Nacional e Defesa Civil, além de outras áreas do Governo Federal, integrados com o governo estadual e os governos municipais, entidades e doadores privados. É uma situação de muitos desabrigados que precisam e contarão com todo o nosso apoio”, disse Wellington Dias.