Beatles: descoberta gravação de George Harrison e Ringo Starr

Música original dos ex Beatles George Harrison e Ringo Starr, “Radhe Shaam” foi descoberta em um sótão de uma casa em Birmingham, na Inglaterra. Nesta quarta-feira (10), a faixa estreou na BBC Radio.

Beatles
Beatles: descoberta gravação de George Harrison e Ringo Starr
(Créditos: reprodução / istoé)

A gravação de “Radhe Shaam” foi feita em 1968, contando com Starr na bateria, Harrison na guitarra e o artista indiano Aashish Khan nos vocais. A composição é do jornalista e locutor Suresh Joshi, e a concepção da faixa se deu no Trident Studio de Londres.

A faixa iria fazer parte da trilha sonora do documentário “East Meets West”, em que o jornalista estava trabalhando. Suresh conta que George e Ringo, amigos do produtor, apareceram no estúdio e se ofereceram para tocá-la.

A redescoberta de “Radhe Shaam”, 52 anos depois, ocorreu no sótão da casa de Joshi, através de um filho de seu amigo que, curioso com as histórias de seu passado musical, atendeu ao pedido do locutor de procurar a música perdida. Depois de achada, a faixa foi enviada ao produtor musical Surej Shin, que a restaurou e digitalizou.

“A canção gira em torno da ideia de que somos todos um, e que o mundo é a nossa concha. É algo que todos nós percebemos nesta pandemia”, explicou Joshi.

Suresh também recorda que, na época da gravação da faixa, teve a oportunidade de conversar com Harrison e Starr. “Começámos a falar de filosofia em geral”, explica, revelando que, à época, a casa de infância de George, na qual os Beatles ensaiavam, iria ser leiloada, e que o guitarrista havia confessado ter perdido sua autoconfiança.

A música recém descoberta foi exibida, pela primeira vez, nessa quarta-feira (10) no Museu dos Beatles, em Liverpool, e os fãs podem esperar uma sessão de nostalgia. Segundo Paul Parry, manager do museu, “Radhe Shaam” é “absolutamente espantosa”.

Além disso, Parry afirmou que “trata-se, sem dúvida, do som da dupla”, e que a experiência o transportou para outros tempos. Confira a música na íntegra: