Na última festa do BBB 23, a festa do líder MC Guimê (quarta-feira – 15), o rapper e o lutador de MMA, Antônio Cara de Sapato se excederam com a intercambista mexicana Dania Mendez e causaram uma polêmica enorme, pois o funkeiro passou as mãos pelo corpo da modelo sem a sua anuência, e Sapato tentou forçar um beijo na latina. Logo após o ocorrido, as cenas fizeram as redes sociais ‘pegarem fogo’ pedindo a expulsão de ambos.
A palavra “assédio” despontou nos trending topics, os assuntos mais comentados do Twitter. Enquanto isso, os matinais “Encontro” e “Mais Você”, que diariamente cobrem o reality, evitaram qualquer pauta relacionada ao programa e ignoraram o óbvio. Diante do silêncio da emissora Globo, internautas passaram a cobrar diretamente às empresas que patrocinam o Big Brother.
- Polícia abre inquérito contra MC Guimê e Cara de Sapato após cenas do BBB 23
- Rihanna desfila com barrigão de fora e usa bolsa de R$ 62 mil
- HORÓSCOPO: Confira o seu horóscopo para hoje (17/03)
De acordo com o Meio & Mensagem, as marcas combinaram inicialmente que aguardariam uma decisão da emissora se manifestarem sobre o incidente. Por volta de 17h, porém, com as cobranças cada vez mais crescentes, o Mercado Livre decidiu se pronunciar. A empresa publicou uma imagem com a frase “Chega de Assédio” em seu Instagram, sem citar o programa.
“Até mesmo um aperto de mão, só deve acontecer quando há consentimento de ambas as partes. Nós, do Mercado Livre, estamos ao lado das mulheres e contra o assédio”, escreveu na legenda da postagem.
Em seguida, outras marcas patrocinadoras do Reality também se manifestaram sobre o episódio, como Ademicon, Riachuelo, Coca-Cola, Seara, Chevrolet, Nestlé, TikTok, Stone, Amstel, entre outras. A cervejaria, inclusive, optou por ser mais direta, e enfatizou: “Não é sobre bebida. Em qualquer situação não é não”.
Na casa mais vigiada do Brasil, Sapato chegou a apontar que, por ter bebido whisky, estaria “mais solto”. Aqui fora, a equipe de Guimê também citou o excesso de bebidas alcóolicas, como um dos culpados, para as atitudes do artista. Internautas apontam que a pressão dos patrocinadores fez com que a expulsão acontecesse. Confira o posicionamento dos patrocinadores do BBB 23.
Passando para lembrar: não é não! pic.twitter.com/b7FPRB0sZf
— #AdemiconNoBBB 🚀 (@ademicon) March 16, 2023
Existem limites que não podem ser ultrapassados e assédio é um deles. Não tem nada a ver com a roupa que uma mulher usa. Defendemos o direito de todas serem e usarem o que quiserem sem ter o corpo invadido. Nossa solidariedade às mulheres que passaram e passam por esta situação.
— Riachuelo 💃🏽 (@riachuelo) March 16, 2023
👉 Papo reto aqui pra vocês: a magia só acontece na base do respeito. 👈
Qualquer atitude contrária aos nossos valores NÃO nos representa e não passamos pano!
— Coca-Cola Brasil 🧊 (@CocaCola_Br) March 16, 2023
Respeito e consentimento são necessários em todas as relações e em qualquer idioma. pic.twitter.com/x3iKtDqMaY
— Seara Brasil (@seara_brasil) March 17, 2023
O único caminho é o do respeito. Não é não em todos os idiomas. pic.twitter.com/qd4wNNKrpm
— Chevrolet Brasil (@chevroletbrasil) March 17, 2023
Não é sobre bebida. Em qualquer situação, não é não. A Amstel repudia os comportamentos dos participantes e presta solidariedade a todos que sofreram e sofrem com este tipo de situação. Somos totalmente contra qualquer tipo de assédio. I AM RESPEITO. pic.twitter.com/t5nUiWY0Ng
— #AmstelNoBBB 🍻 (@AmstelBrasil) March 16, 2023
O respeito é um valor inegociável em nossas relações. Repudiamos qualquer forma de assédio e entendemos que é nosso papel, cada vez mais, nutrir o diálogo para conscientização da sociedade.
— Chocolates Nestlé Classic no #BBB23 🍫 (@NestleChocoBR) March 16, 2023
Aqui no Carrefour acreditamos que todas as relações precisam ser baseadas no respeito e no consentimento. Infelizmente, todos os dias, mulheres sofrem situações de assédio. É importante dar luz a este tema tão sensível e gerar o imediato acolhimento.
— ADM do Carrefour 🛒 (@carrefourbrasil) March 16, 2023
Acreditamos em uma comunidade inclusiva e na expressão individual sem medo de abusos, no mundo virtual ou real. Não toleramos assédio. pic.twitter.com/4R89jxEIRl
— TikTok Brasil (@TikTokBrasil) March 17, 2023
Um “não” passa longe de ser confuso, muito menos brincadeira: NÃO é NÃO! 🚫
A família Vick repudia firmemente todas as formas de assédio: respeito não é opção, é prevalência. Se você foi vítima ou presenciou algum tipo de assédio ou importunação sexual, ligue 180 e DENUNCIE. pic.twitter.com/cS0cbjaVGj— #VickNoBBB (@VickOficialBR) March 17, 2023
A Stone acredita que qualquer relação deve ser baseada no respeito, integridade e consenso entre todas as pessoas, independente de qualquer cenário ou circunstância. Por isso, reforçamos que não acreditamos em qualquer conduta que seja incompatível com esses valores.
— Stone no #BBB23 (@SejaStone) March 17, 2023
Pessoal, hora de falar sério: pic.twitter.com/9ynULOoZS1
— Rexona (@rexonabr) March 16, 2023
A afirmação pode até parecer exagero, mas não é. 30 milhões de mulheres foram vítimas de assédio em lugares como casa, na rua, trabalho, transporte público ou academia. Se você foi vítima ou presenciou algum tipo de assédio ou importunação sexual, DENUNCIE. + pic.twitter.com/eJMp82TZtC
— #AlwaysNoBBB (@AlwaysBrasil) March 17, 2023
Chega de assédio ✋🏽 pic.twitter.com/QkjHbLfKmw
— Downy No #BBB23 🌸 (@DownyBRA) March 17, 2023
Formada em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Advogada, apaixonada pelo universo do entretenimento, astrologia, área informativa política e internacional. Se dedica a esse nicho como redatora e repórter, produzindo conteúdos desde 2021.