Bad Bunny encerra turnê e garante maior arrecadação por um artista latino

No dia 10 de dezembro deste ano, o cantor Bad Bunny finalizou a World’s Hottest Tour na Cidade do México. A série de shows foi a quarta da carreira do porto-riquenho, em suporte ao seu quarto álbum de estúdio Un Verano Sin Ti (2022), e contou com 43 apresentações. O artista é um fenômeno nos países falantes do espanhol na América Latina, e também nos Estados Unidos.

Bad Bunny
Bad Bunny terminou a turnê na Cidade do México (Reprodução/Twitter)

No total, a turnê arrecadou US$ 314,4 milhões de dólares passando somente por estádios nos EUA, República Dominicana, Chile, Argentina, Paraguai, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, El Salvador, Honduras, Guatemala e México. A arrecadação tornou a turnê de Bad Bunny como a maior por um artista latino de todos os tempos.

Os atos de abertura nos Estados Unidos foram Alesso, Deorro e Diplo. Já nas datas na América Latina, as atrações foram também foram do eletrônico. Entre eles, Uzielito Mix, Mr. Pig, Ale Q, Ben Carrillo, DJ Tocuma, Jurgen Dorsam, In Betwin e DJ Riki Silvera. Além de DJ Agudelo888, Tourista, DJ Towa, DJ Steve, Kaese, Milk Shake, Rei, Dani Ribba, Pailita, Pablito Pesadilla e Young Cister.

Bad Bunny dominou o ano de 2022

Anteriormente no começo deste ano, Bad Bunny iniciou sua terceira turnê para promoção do segundo e terceiro disco, YHLQMDLG e El Último Tour Del Mundo, este último levando o nome do show. Os dois trabalhos tiveram seu lançamento em 2020, e só tiveram seu espetáculo em 2022, devido a pandemia da covid-19, que atrapalhou os planos do cantor.

As datas aconteceram no Canadá e Estados Unidos, entre fevereiro e abril deste ano. Bad Bunny fez 35 shows e conseguiu arrecadar US$ 117 milhões de dólares. Aparentemente, a turnê teria sido interrompida para a divulgação do quarto álbum do porto-riquenho. E não poderia ter dado mais certo. Isso porque, o disco Un Verano Sin Ti aumentou o interesse pelo artista e ele alcançou o seu auge neste ano.

O álbum estreou no topo da Billboard 200, marcando a segundo #1 de um disco de Bad Bunny e segunda vez que um projeto em espanhol chegou direto na primeira posição. O cantor venceu a categoria Melhor Álbum de Música Urbana na 23ª cerimônia anual do Grammy Latino. Além disso, na categoria Álbum do Ano na 65ª edição do Grammy Awards, que acontece no ano que vem. É o primeiro álbum em espanhol indicado nessa categoria na história da premiação.