Bad Bunny bate recorde bilionário com o álbum Un Verano Sin Ti no Spotify

No dia 6 de maio deste ano, o cantor porto-riquenho Bad Bunny lançou seu quinto álbum de estúdio, chamado Un Verano Sin Ti. O projeto possui 23 músicas, sendo apenas uma delas, um single de 2019. A faixa Callaíta já era bilionária e acrescentou esses números ao projeto que após sete meses e poucos dias, ultrapassou a marca de 10 bilhões de streams no Spotify, cerca de quase 1,5 bilhão de execuções por mês.

Bad Bunny
Bad Bunny bate 10 bilhões no Spotify com o álbum Un Verano Sin Ti (Reprodução/Instagram)

No dia do lançamento de Un Verano Sin Ti, a gravadora escolheu Moscow Mule como segundo single e primeiro inédito. Todos esses feitos renderam várias indicações ao Grammy Latino, e na versão americana conquistou a primeira indicação de um disco inteiramente em espanhol a concorrer a Álbum do Ano na edição de 2023. Além disso, ele conquistou os críticos com aclamação universal no site de resenhas Metacritic, com média de 85 pontos, com sete avaliações de especialistas em música.

Até o momento, Un Verano Sin Ti já possui oito singles oficialmente. Depois dos dois primeiros, só em junho deste ano, Bad Bunny investiu em três músicas de uma só vez. As três primeiras faixas do disco: Tití Me Preguntó, Después De La Playa e Me Porto Bonito, parceria com Chencho Corleone. Nesta semana, a colaboração bateu um bilhão de reproduções, sendo a segunda do projeto de Bad Bunny.

Bad Bunny em Un Verano Sin Ti

Em agosto, Party se tornou o sexto single, que começou a ser promovido. E dias depois, Neverita chegou como sétima música de trabalho. A faixa ganhou um vídeo inspirado em Suavemente (1998), sucesso de Elvis Crespo. Ao final do videoclipe, uma mensagem é revelada: “Em homenagem ao maior videoclipe de todos os tempos”. O cantor Bad Bunny praticamente recriou o vídeo, e deu um toque de humor do clipe original.

Com todo o sucesso de Un Verano Sin Ti, Bad Bunny viu sua popularidade em alta e resolveu usar sua voz e imagem para um assunto de interesse dos porto-riquenhos. Em 16 de setembro, ele lançou um vídeo de 22 minutos, com a música El Apagón. O curta-metragem é um projeto audiovisual e documental dirigido por Kacho López Mari, que incorporou as reportagens da jornalista independente Bianca Graulau.

O clipe critica a LUMA Energy, a Lei 22 de 2012 e a privatização de terras e praias. Assim como a música se refere, El Apagón, critica o excesso de falta de energias constantes em Porto Rico, nos Estados Unidos. Desde então, o cantor não investiu em mais promoções para o disco, e começou a trabalhar em um novo projeto. Já que ele lançou La Jumpa, parceria com Arcángel.