Avião de pequeno porte desaparece no Paraná

Na manhã de segunda-feira, 3, um avião de pequeno porte desapareceu próximo a Paranaguá, no Paraná. A aeronave transportava três passageiros: o piloto e dois servidores do Estado.

aviao-desaparece
Avião de pequeno porte desaparece no Paraná (Foto: Reprodução/VistaCreate)

Avião desaparecido transportava três passageiros

Conforme o portal local Catve, os passageiros identificados foram Heitor Guilherme Genowei Júnior e Felipe Furquim. Ambos trabalham como assessores na Casa Civil do Paraná.

Detalhes da Viagem

A aeronave, que tinha partida programada para as 7h do município de Umuarama, deveria chegar ao destino às 10h24. Entretanto, o último registro do avião no radar ocorreu às 10h14, na região de Limeira, em Guaratuba.

Buscas em Andamento

O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), com o suporte da Força Aérea Brasileira (FAB), está conduzindo as buscas pela aeronave. A FAB comunicou ao Terra que o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero) recebeu a notificação do desaparecimento na tarde de segunda-feira.

Perto das 16h30, o Salvaero despachou uma aeronave de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para auxiliar nas buscas que devem continuar pela noite.

Até agora, o governo do Estado e o governador não emitiram nenhum pronunciamento oficial sobre o desaparecimento da aeronave.

Pai de piloto se pronuncia

O pai de Jonas Borges Julião, piloto do avião relatou a angústia da família sobre o caso. Cicero Julião, emocionado, relata a incerteza da família: “Não temos nenhuma informação oficial até agora. Estamos muito abalados para falar sobre isso“.

Quando soube que o avião desviou de sua rota e não chegou ao destino planejado, o Governo iniciou as buscas. O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) coordenou o esforço de busca com a ajuda de helicópteros do BPMOA e da Casa Militar, mas até agora, não encontraram nada.

Aeronave não tinha permissão para táxi aéreo

Através da consulta realizada no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foi constatado que a aeronave Piper Arrow, modelo PA-28R-200, possuía permissão para voar, mas não estava autorizada a operar como táxi aéreo.

Isso significa que não tinha permissão para transportar passageiros comercialmente.

Além disso, de acordo com a consulta, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) da aeronave tinha validade até 2 de dezembro de 2023.

aeronave-nao-tinha-permissao-para-taxi-aereo
Aeronave não tinha permissão para táxi aéreo (Foto: Reprodução/ANAC)