Após polêmica, Bala Desejo e outros nomes cancelam apresentação em show de Erykah Badu

Após a repercussão da polêmica envolvendo o line-up escalado para a abertura de dois shows de Erykah Badu no Brasil, a banda Bala Desejo, a cantora Céu e outros nomes cancelaram suas apresentações no evento. A curadoria para o evento recebeu críticas por dar preferência a artistas brancos, ao invés de nomes de mulheres negras.

Bala Desejo
Após polêmica, Bala Desejo e outros nomes cancelam apresentação em show de Erykah Badu. (Foto: Reprodução/Instagram).

Em comunicado publicado no perfil oficial da banda no Instagram, nesta quinta-feira (24), o Bala Desejo anunciou que não irá mais tocar no show e que foi convidado sem saber do contexto completo do show e por isso aceitou. Eles concordaram com as críticas de que não fazia sentido de se apresentarem na ocasião:

“Aceitamos o convite antes de saber exatamente quais seriam os artistas do line-up e a programação completa do festival. Como uma banda, buscamos sempre estar próximos do público, mas é preciso que o público esteja próximo também de toda uma cena pulsante que, muitas vezes, fica à margem desse olhar curatorial. Depois do ocorrido e em respeito ao público que de pronto se posicionou assertivamente, decidimos NÃO participar mais desse evento.”, diz a nota.

Céu também comunicou o cancelamento do seu show, em seu perfil no Instagram e afirmou que teria feito uma exigência de ter “mulheres pretas preferencialmente, artistas pretos majoritariamente” compondo a apresentação que faria.

“Da minha parte, deixo aqui registrado que durante a apresentação do nosso show o palco teria mulheres pretas preferencialmente, artistas pretos majoritariamente, tendo sido essa, uma condição imposta por mim mesma. (…) Essa era uma iniciativa minha para uma celebração do “Catch a Fire” se desse em sua totalidade, plenitude e potência, abrindo caminhos e se conectando diretamente com a estrela da noite, Erykah Badu, na esperança de um olhar mais inclusivo, amoroso e renovado alinhado com uma sociedade mais justa”, afirmou.

A banda Gilsons, outra que estava anunciada para abrir o show de Erykah Badu, não se pronunciou sobre o assunto. No entanto, um segundo cartaz divulgando as atrações do evento, publicado após toda a polêmica não traz mais o nome do grupo.

A equipe do festival Nômade, responsável pelo show, se manifestou nas redes sociais, afirmando que reformulou o evento, “guardando a data dos artistas já anunciados, que já estiveram conosco em outras oportunidades, para um próximo momento nômade”.

Confira os Posts:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Céu (@ceu)