Alicia Keys deixa gravadora após 20 anos e se torna artista independente

Depois que Alicia Keys lançou o álbum ‘KEYS’, em 10 de dezembro deste ano, ela encerrou o contrato de 5 álbuns que assinou com a antiga gravadora RCA Records, atual Sony Music. Após 20 anos, desde que lançou o disco ‘Songs in A Minor’ (2001), a cantora deixa a multinacional e se torna artista independente.

Alicia Keys
Alicia Keys encerra contrato com a Sony Music e se torna artista independente. Foto: divulgação

Alicia anunciou a decisão em entrevista para o Genius e se mostrou animada com o futuro da sua carreira: “Estou tão animada porque KEYS é na verdade o último álbum que tenho em uma grande gravadora”, disse a cantora.

Em primeiro lugar, parabéns, é uma conquista. O fato de você ter assinado com uma gravadora por 20 anos é uma coisa incrível por si só, mas o fato de que você foi capaz de concluir seu contrato, não foi concedido a muitas pessoas. Isso raramente acontece de alguém manter a relevância por meio de um contato como esse”, disse o jornalista Rob Markman, que entrevistou Alicia.

Swizz Beatz, marido de Alicia, fez um post no Instagram para parabenizar a esposa e demonstrar seu apoio.

“Parabéns, meu amor, esta é uma grandiosíssima notícia e você merece o melhor! 20 anos de maravilhosidades! Momentos inovadores e inesquecíveis! Eu amo que você agora tem toda essa liberdade na vida e isso é raro!!!! A vida está só começando e este álbum ‘KEYS’ é uma verdadeira obra de arte… Obrigado a todos que a apoiam desde o primeiro dia e os que estão apoiando agora! Alicia Keys está só começando, então, vamos lá. Façam barulho para todas as mulheres independentes que estão espalhadas pelo mundo!!!!” Escreveu.

Além de ‘Songs In a Minor’ e ‘KEYS‘, durante sua passagem pela Sony Music, Alicia Keys lançou os discos ‘The Diary Of Alicia Keys’ (2003), ‘As I Am’ (2007), ‘The Element Of Freedom’ (2009), ‘Girl on Fire’ (2012), ‘Here’ (2016) e ‘ALICIA’ (2020).

Durante essa trajetória, a cantora americana emplacou hits como “If I Ain’t Got you”, ” No One”, “Empire State of Mind”, “My Boo”, “Girl on Fire” e outros. Alicia já ganhou 15 Grammys  e foi indicada 29 vezes à premiação.

‘KEYS’  está sendo bem elogiado pela crítica e já é considerado um marco importante na carreira da artista. Alicia Keys, ainda foi considerada, em 2021, pela Recording Industry Association of America (RIAA), a mais bem sucedida artista feminina de R&B do milênio.