Afrocidade lança single e prepara primeiro álbum da carreira de 10 anos

Do alto do morro, o Afrocidade observa as injustiças sociais e comemora o fato de estarem vivos no single, “Topo do mundo”. A faixa apresenta o novo álbum do grupo intitulado “Vivão”, previsto para chegar completo no fim de outubro através do Natura Musical.

Afrocidade
A banda baiana Afrocidade já conta com 10 anos de estrada, mas só agora lança seu primeiro álbum. (Foto: Iury Taillan / Divulgação)

Recheada de versos impactantes, narrando vivências e com aquele suíngue, que lhe é peculiar, “Topo do mundo” mostra que a banda nascida em Camaçari, na Bahia, vai continuar quebrando tudo e justificando o fato de ser um dos nomes mais incensados da cena contemporânea brasileira.

“Helicóptero dos milico, bandido envolvido em fraude. Sobrevoa de boa e a playboyzada no playground. Crianças brincam outras morrem na desigual sociedade. Mais um João Pedro se foi nessa falsa liberdade”, afirma um dos trechos. “Todo menino da favela é Deus. Tô cantando e guerreando pelos meus. Só quem viveu sabe o que aconteceu…”, enaltece outros versos.

Capa de Topo do Mundo
Capa do single ‘Topo do mundo’, da banda Afrocidade — Foto: Gabriela Palha com arte de Raphael Brito

Apesar das muitas andanças espalhando sua arte por diversos lugares no Brasil e no mundo, este é de fato o primeiro álbum completo do Afrocidade. A pandemia atrapalhou e adiou projetos, mas agora o grupo se sente pronto para seguir sua história. E segue fazendo o povo dançar, enaltecendo os ritmos africanos e usando suas ideias como uma arma contra a desigualdade social brasileira.

“Vivão” foi produzido pela própria Afrocidade, em parceria com Mahal Pita. Dois dos destaques do disco antecipados pelo jornalista Mauro Ferreira, no seu blog no G1, são as faixas “Toma”, que traz uma mistura afrobeat com pagodão baiano, e a participação da conterrânea Luedji Luna na música “Lua branca”.

A banda Afrocidade é formada por Eric Mazzone (voz, bateria e direção musical), José Macedo (voz), Fernanda Maia (voz e percussão), Rafael Lima (percussão), Marley Lima (baixo), Sulivan Nunes (teclado), Fal Silva (Guitarra) e a dupla de bailarinos Ghuto Cabral e Deivite Marcel.

A Afrocidade foi formada em 2011, na cidade da Região Metropolitana de Salvador, pelo músico e arte-educador Eric Mazzone. Ele era mestre de oficinas de percussão no núcleo de música da Cidade do Saber, equipamento cultural público da cidade baiana.

Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade em primeira mão!

Temos uma super novidade! Agora também lançamos um canal incrível no YouTube, recheado de entrevistas e bate-papos exclusivos para os nossos seguidores.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quer ficar por dentro de tudo em primeira mão? Junte-se ao nosso canal do MixMe no WhatsApp e mergulhe no mundo do entretenimento 24 horas por dia! Participe e compartilhe as nossas notícias!