Campanha da Reserva viraliza e revolta internautas
Na última quinta-feira (13), internautas do TikTok viralizaram uma campanha da marca de roupas Reserva, em que, em um catálogo, eles usam uma forma racista, homofóbica, gordofóbica e machista de tentar quebrar ideias preconceituosos de comparação. Por exemplo, uma das páginas da revista conta com a imagem de uma orca e a frase “Baleia é um animal“, sendo a página seguinte feita com a imagem de uma pessoa gorda e a frase “Thiago é um ser humano“.
Assim, a campanha da Reserva seguiu com mais páginas preconceituosas. “Galinha é um animal. Georgia é um ser humano“, diz a dupla de páginas com a foto do animal e de uma mulher. “Macaco é um animal. Fabricio é um ser humano“, segue outro momento com a imagem do animal e de uma pessoa negra. “Veado é um animal. Pedro é um ser humano“, finaliza o vídeo, mostrando uma pessoa homossexual.
Se a campanha publicitária tentou, de alguma forma, quebrar preconceitos, conseguiu, na verdade, reforçar os estereótipos. “8 páginas e o cidadão conseguiu ofender 90% da população”, “Não é a primeira vez que essa mesma marca faz propagandas desse tipo”, “Os modelos indo olhar o editoral e vendo que foram chamados de baleia, macaco, veado e galinha”, “Não é possível”, comentam internautas indignados.
Repercussão da campanha da Reserva
Ao entrar nas redes sociais da marca, é possível ver dezenas de comentários detonando as campanhas polêmicas feitas pela empresa. Contudo, até o momento, a Reserva não se pronunciou sobre a repercussão. As imagens que viralizaram são de 2015 e o tema da campanha era propor combater o preconceito. “Faça como os animais. Não julgue“, dizia uma grande frase escrita na parte debaixo das imagens.
“O objetivo da campanha é impactar, provocar reflexão e conscientizar. Aqui valorizamos a irracionalidade, a inocência e a incapacidade de julgar. Animal é irracional, age por instinto, portanto não faz julgamentos”, afirmou, na época, Felipe Morozini, idealizador da campanha.
Críticas
A Reserva está conquistando um engajamento nas redes sociais, mesmo que negativo, já que é possível ver a quantidade de comentários que a marca recebeu. No último post, foram 78: “Vocês são nojentos”, “Quem é o diretor criativo de vocês, pelo amor de Deus?”, “Que p*rra de campanha é essa”, “Queria entender como alguém realiza uma campanha tão idiota assim”.
Sunsets don't get much better than this one over @GrandTetonNPS. #nature #sunset pic.twitter.com/YuKy2rcjyU
— US Department of the Interior (@Interior) May 5, 2014
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonada por moda e entretenimento, já passei pelos portais iG, Vitat e Yahoo! Brasil.