Carnaval do Rio de Janeiro: Prefeitura cancela festas de rua em 2022

Nesta terça feira (04), a prefeitura do Rio de Janeiro teve a sua decisão final acerca do Carnaval 2022: não haverá celebração de rua. Em 2021, não houve festejo em decorrência da pandemia, e a situação se repetirá em pelo mesmo motivo, como consequência do aumento recente de casos no estado.

Carnaval do Rio de Janeiro
Carnaval do rio de janeiro: prefeitura cancela festas de rua em 2022 (Créditos: Getty Images)

Com os festejos de fim de ano e as aglomerações do réveillon, a festa marcada para o início de fevereiro não tem mais como acontecer. A decisão foi efetuada em uma reunião com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a associação organizadora de blocos de rua da capital carioca.

A proposta do político para conciliar os interesses do âmbito da saúde com o entretenimento foi de que a associação realizasse festejos espaçados ao longo do mês de fevereiro, em três locais pontuais da cidade em que o controle das medidas necessárias na pandemia é possível.

“Diante desse cenário todo, eu chamei hoje as ligas dos blocos e informei a eles da inviabilidade do carnaval de rua“, explicou o prefeito em reunião

A princípio, a proposta não foi bem aceita, em decorrência da relação que cada bloco tem com seu bairro e sua região de origem. No entanto, devido à atual situação, medidas de contingência são necessárias.

Em entrevista, a presidente do Sebastiana, Rita Fernandes, afirmou que a decisão foi bem aceita pela associação, apesar da tristeza causada pela ausência de mais um Carnaval. Nesse sentido, os blocos pensarão em alternativas para realizar festejos mais controlados.

“Os eventos estão liberados, desde que a gente tenha a responsabilidade de testar as pessoas e de exigir o comprovante das duas doses“, afirmou

Pelo segundo ano consecutivo sem Carnaval, os cariocas esperam o desenrolar dos próximos passos do prefeito. Em 2021, além das festas de rua também não houve desfile. Para 2022, ainda não há definição sobre as apresentações das escolas.