40 anos sem Elis Regina: Maria Rita responde comparações com a mãe

No dia 19 de janeiro, completam-se 40 anos da perda de um grande nome da música nacional: Elis Regina. Após 40 anos de seu falecimento, Maria Rita, sua filha, ainda lida com as dificuldades do luto e enfrenta comentários comparativos negativos em relação à mãe. Por isso, em entrevista à Globo, a cantora decidiu se pronunciar.

Maria Rita
40 anos sem Elis Regina: Maria Rita responde comparações com a mãe (Foto: Renato Nascimento)

Mesmo após tantos anos de luto, Maria Rita ainda é importunada por uma parte do público que insiste em desvalorizar seu trabalho, a partir de comparações com a obra de sua mãe, Elis Regina. No último dia 12, a cantora decidiu desabafar no Twitter, e resolveu dar uma entrevista para encerrar o assunto.

“Prometi para mim mesma que eu não ia mais falar sobre isso. Esta é a última vez. Não me oponho a falar da minha mãe. Mas, para responder se as comparações me incomodam, estou cansada. Não vejo mais por que ficar nessa conversa. Tenho 20 anos de carreira, oito Grammys Latinos, minha carreira está sólida, tenho muita coisa para fazer”,  afirma Maria Rita, categoricamente.

A artista, que perdeu sua mãe aos 4 anos, quando Elis faleceu após uma mistura fatal de álcool e drogas, deixa claro o quanto os comentários a machucam, e se revolta diante daqueles que declaram que sua arte é uma cópia da mãe. Para reforçar que não a imita, Maria Rita entrou em sua intimidade e expôs:

“Não me lembro da voz, do cheiro, do toque, de nada. A terapeuta que me atendia em São Paulo (a cantora está morando no Rio) acha que pode ter a ver com o trauma: ‘Sua mãe botou você para dormir e, quando acordou, você não tinha mãe. Isso não é coisinha pouca. E não importa se é Elis Regina ou não.’ É um rompimento muito violento, muito agressivo”.