Xamã: de vendedor ao BBB 2022; conheça a trajetória do dono hit “Malvadão 3”

Entre as atrações musicais que estiveram na final do BBB 22, um dos destaques foi Xamã. O rapper carioca apresentou o hit “Malvadão 3”, música que foi por um mês a mais ouvida no Brasil, no Spotify, e teve o clipe visto mais de 192 milhões de vezes no YouTube. Conheça a trajetória que levou o artista ao sucesso.

publicidade
Xamã
Conheça a trajetória de Xamã, dona do hit “Malvadão 3”. Foto: divulgação.

Jason Fernandes nasceu em Sepetiba, na zona oeste do Rio de Janeiro. Cursou faculdade de Direito, foi vendedor de amendoim e trabalhou como camelô antes de seguir carreira na música.

publicidade

“Quando eu comecei, eu trabalhava numa loja. Ficava o dia inteiro tentando vender. Fazia vitrine, limpava e ficava rimando, escrevendo as letras”, conta Xamã em entrevista ao G1. “Eu vi que aquela habilidade que eu tinha de atrair os clientes rimando podia usar numa batalha”, ele lembra, falando sobre a época em que disputava batalhas de rap.

Xamã Fez parte de diversos coletivos de hip hop até lançar o seu primeiro álbum solo, ‘Pecado Capital’ (2018). Em 2019 veio ‘O iluminado’, o segundo projeto que trouxe várias parcerias com nomes do hip hop como Orochi, Filipe Ret e Major RD, além da estreante no pop Agnes Nunes, na faixa “Pulp Fiction”.

A repercussão do álbum rendeu ao artista o seu primeiro show no Rock in Rio, no ‘Espaço Favela’. Com seu Terceiro e mais recente álbum, Zodíaco (2020), o carioca apostou na sua veia pop e fez sucesso com a faixa “Leão”, parceria com Marília Mendonça. Além disso, o disco conta com participações de Gloria Groove e Luíza Sonsa.

publicidade

Leia também: Festival Turá anuncia line-up completo com Zeca Pagodinho e Xamã

“Malvadão 3” foi lançada em 30 de novembro de 2021, mas o sucesso veio quando a faixa viralizou no TikTok, no ínicio de 2022, atingindo 2,3 bilhões de visualizações na plataforma. O single conquistou o 1º lugar no Spotify Brasil e Portugal, além de alcançar a 38º posição do ranking mundial.

Com o sucesso, Xamã pretende alçar voos ainda maiores e está preparando um novo álbum. “Estou tentando criar coisas novas. Acho que fiquei muito preso às minhas referências antigas. Agora, estou tentando fazer uma metamorfose com outras coisas, batidas novas”, explica ele em entrevista ao site Tangerina.

publicidade

O artista ainda se prepara para fazer um novo show no Rock in Rio, desta vez no Palco Sunset, com a participação de Brô MCs. Ele também estará no show em homenagem a primeira edição do festival, em 1985, ao lado de nomes como  Ivan Lins, Elba Ramalho, Blitz, Alceu Valença, Pepeu Gomes, Liniker, Agnes Nunes e Andreas Kisser.

O que você achou? Siga @mixmebrasil no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Rafael Lima

Jornalimo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui passagem por assessoria de comunicação e produção de críticas musicais desde 2020 em redes sociais. Apaixonado pelo universo e cultura pop, pesquisa e produz conteúdo para o nicho desde 2019.

Veja mais ›
Fechar