Will Smith retorna à premiações após tapa polêmico

Will Smith
Will Smith retorna à eventos de cinema após tapa polêmico. Foto: Matt Winkelmeyer/Getty

Will Smith fez, nesta quinta-feira (02), a sua primeira aparição em cerimônias de premiações do cinema, desde o polêmico tapa no comediante Chris Rock. O retorno do consagrado ator se deu em uma premiação da Associação de Críticos de Cinema Afro-Americanos.

O ator recebeu o prêmio por sua atuação na produção Emancipation – Uma História de Liberdade. Acompanhado do diretor estadunidense Antoine Fuqua – do filme Dia de Treinamento, com Denzel Washington –, Will Smith recebeu o The Beacon Award. No filme pelo qual foi premiado, Smith interpreta o personagem Peter. O personagem é um homem escravizado que  se arrisca para escapar e retornar à sua família.

“Emancipation foi o filme mais difícil de toda a minha carreira. É realmente difícil transportar uma mente moderna para aquela época. É difícil imaginar isso, esse nível de desumanidade”, disse em seu discurso.

O polêmico incidente envolvendo Chris e Will, ocorreu no ano passado. Em 27 de março de 2022, o ator deixou a todos perplxo ao dar um tapa em Chris Rock durante a cerimônia do Oscar, a mais importante e renomada premiação da sétima arte. Momentos antes à agressão o comediante havia feito um comentário que desagradou Will. A dita piada de Chris envolve a mulher do ator, a também atriz Jada Pinkett Smith

O caso gerou polêmica no momento e também após com a decisão sequente da Academia. De acordo com a a decisão Will foi banido de seus eventos. Atualmente, o ator se encontra suspenso da festa do Oscar e outras demais da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos por dez anos. 

Na ocasião o ator estava prestes a receber a estatueta de Melhor Ator por sua atuação em King Richard: Criando Campeãs. A primeira premiação do evento após o incidente que parou o mundo e dividiu opiniões será no próximo dia 12 de março. Com transmissão da na plataforma de streaming HBO Max o evento tem como principais atrativos na liderança de indicações as produções Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo com 11 nomeações. Já a segunda colocação está dividida entre Nada de Novo no Front, da Netflix e Os Banshees de Inisherin, ambos lembrados nove vezes.