Grandes clubes da Europa querem tirar Vitor Roque do Athletico Paranaense

 

Vitor Roque celebrando gol pelo Athletico-PR
Vitor Roque celebrando gol pelo Athletico-PR (Foto: Atila Alberti/ UmDois Esportes)

Revelado no Cruzeiro, a jovem promessa, que hoje atua pelo Athletico Paranaense, começou 2023 com moral em outros países.

Não é de hoje que Vitor Roque tem tido um destaque nas manchetes. Em Abril de 2022, o jovem foi contratado pelo Athletico Paranaense por R$24 milhões, e em pouco tempo, mostrou para todos que o investimento do Furacão valeu a pena, tanto é que alguns dos maiores times da Europa já estão de olho no garoto de 17 anos.


QUAIS OS TIMES INTERESSADOS EM VITOR ROQUE?

O principal clube de olho no garoto, é o Barcelona, o time espanhol hoje é comandado por Xavi e lidera a Liga Nacional com uma vantagem enorme para o 2° colocado, Real Madrid. 

O Barcelona é famoso por toda a estrutura de “La Masia”, como é conhecida toda a estrutura do time para as categorias de base, que já revelaram grandes jogadores que fizeram história no clube, como Busquets, Iniesta, Lionel Messi e Xavi, que hoje é o treinador da equipe principal.

Os boatos sobre o interesse do Barcelona em Vitor Roque existem desde o ano passado e ganharam força nas últimas semanas. O clube Catalão também estava interessado na contratação de Endrick, grande promessa do Palmeiras, que acabou escolhendo outro destino: Real Madrid. Desde então, o Barça voltou todas as suas atenções ao jovem do Athletico Paranaense. De acordo com o jornal espanhol ‘Mundo Deportivo” o valor pedido pelo clube paranaense é de 30 milhões de euros (R$168,6 milhões).

Outros gigantes interessados são o Chelsea, da Inglaterra, e o Paris Saint-Germain, time dos brasileiros Neymar e Marquinhos.


OS FEITOS DO JOVEM

Qual o motivo de todo o interesse em Vitor Roque? O que ele fez para ganhar tanto destaque?

No Athletico Paranaense, comandado por Felipão, treinador do Brasil na conquista do Penta em 2002, o garoto já chegou arrebentando e foi um dos principais jogadores na histórica campanha do Furacão na Libertadores de 2022. Na competição continental, Vitor Roque marcou dois gols em 7 jogos, mas um dos gols foi histórico.

Nas quartas de final da competição, o Athletico encarou o Estudiantes, um dos mais tradicionais times da Argentina. O primeiro jogo foi realizado no Brasil e acabou em 0x0, sendo assim, a decisão ficaria para o segundo jogo, onde os argentinos sustentavam uma marca histórica: Nunca haviam sido derrotados em mata-mata da Libertadores jogando em casa.


Neste segundo jogo, Vitor Roque entrou em campo apenas aos 25 minutos do segundo tempo, o placar de 0x0 se manteve até os minutos finais e a decisão estava sendo encaminhada para as penalidades máximas. Até que no último lance, o Vitor Roque, que na época estava no auge dos seus 16 anos, marcou o gol que calou uma das maiores torcidas da Argentina e classificou o Athletico para a semifinal, onde o adversário seria o atual Bicampeão da competição: Palmeiras.

Vitor Roque não participou diretamente de gols na semifinal, mas sempre foi importante peça, ajudando o time a se classificar para a grande final, onde foram derrotados pelo Flamengo.

No começo de 2023, Vitor Roque foi convocado pela Seleção Brasileira para o campeonato Sul-Americano Sub-20 e acabou ganhando ainda mais destaque.

Na competição, o jovem foi o dono da pesada camisa 9 amarela e além do título, terminou também como artilheiro da competição com 6 gols em 9 jogos! Uma média de um gol a cada 99 minutos, ou seja, quase um gol por jogo.

2022 de Vitor Roque em números:

Somando os números por Cruzeiro e Athletico Paranaense na temporada passada, Vitor Roque terminou o ano com 14 gols e 4 assistências em 52 jogos, sendo que em apenas 26 ele começou como titular.

No Brasileirão, o jovem terminou como o 2° maior artilheiro do Athletico como 5 gols em 29 jogos. Além disso, Roque foi o jogador do Furacão que mais apanhou na competição! Foram 41 faltas no garoto, em média, uma falta a cada 31 minutos.