Veja curiosidades de cada confronto da Champions League

Sorteio definiu os jogos das quartas de final da Champions
Sorteio definiu os jogos das quartas de final da Champions (Foto: REUTERS)

A UEFA realizou o sorteio dos jogos nas quartas de final da Champions League de 22/23 na manhã desta sexta-feira. O sorteio revelou grandes jogos e agora vamos entrar em um túnel do tempo com curiosidades sobre os confrontos.

Real Madrid x Chelsea

Rodrygo brilhou no último encontro entre as duas equipes
Rodrygo brilhou no último encontro entre as duas equipes (Foto: Real Madrid)

O primeiro sorteio realizado já apresentou um dos grandes jogos desta fase. Real Madrid e Chelsea são os dois últimos campeões da Champions e os dois primeiros europeus classificados para o Mundial de Clubes de 2025, que trará uma grande revolução no formato do torneio.

Dentro de campo, o Real Madrid é o maior campeão da Champions com 14 títulos e um dos mais poderosos times do Mundo, do outro lado, o Chelsea foi a equipe que mais investiu na última janela do mercado de transferências, mas não vive o melhor dos momentos.

Apesar de, teoricamente, o Real Madrid ser “mais time” do que o Chelsea, o histórico do confronto é bem melhor para o time inglês. No total, são sete jogos entre as duas equipes, com quatro vitórias do Chelsea, dois empates e apenas uma vitória do Real. Além disso, o time espanhol nunca venceu os “Blues” no Santiago Bernabéu.

Na temporada passada, os dois se enfrentaram também nas quartas de final, e com muita emoção, o Real levou a melhor. No primeiro jogo, vitória tranquila por 3×1 do time merengue, mas na volta, jogando em casa, os espanhóis passaram um grande sufoco. A classificação veio apenas depois de um show de Rodrygo nos minutos finais da partida.

Benfica x Internazionale

Último jogo entre Benfica e Inter foi em 2004
Último jogo entre Benfica e Inter foi em 2004 (Foto: Getty Images)

Tentando representar bem a nação de Portugal na reta final da maior competição da Europa, o Benfica precisa encarar uma reta italiana para chegar até a final da competição. A primeira parada é contra a Internazionale, dona de uma das melhores defesas do torneio até aqui.

O histórico entre os dois times não é muito grande, mas extremamente negativo para os portugueses. Em três jogos, duas derrotas e um empate diante da Inter.

Na história da Champions, Benfica é bicampeão do torneio, mas faz muito tempo desde que levantou o caneco pela última vez. Seus dois títulos foram nas temporadas de 1960/61 e 1961/62.

Já a Inter é mais recente, tricampeã da Champions, seu último título foi em 2009/2010, os outros dois foram em 1963/1964 e 1964 e 1965. Aliás, a Inter é a última equipe italiana que conquistou a “orelhuda”.

Manchester City x Bayern de Munique

Manchester City e Bayern se enfrentaram pela última vez em 2014
Manchester City e Bayern se enfrentaram pela última vez em 2014 (Foto: Reprodução)

Chegamos agora em um dos maiores (se não o maior) jogos das quartas de final da Champions League. De um lado, o Manchester City, um time extremamente rico que conta com o treinador mais badalado da última década em busca do inédito título, no outro lado do ringue, o mais poderoso clube alemão e que vem fazendo uma campanha irretocável nesta edição da Champions.

Além de toda a mídia nos dois clubes, o jogo também marca o encontro entre Pep Guardiola com seu antigo time, no Bayern, o espanhol também não conseguiu conquistar a Liga dos Campeões. Outro reencontro bacana do confronto será entre João Cancelo com seu ex-clube, hoje defendendo o Bayern, o lateral deixou o Manchester City após um desentendimento com Guardiola. O jogador queria mais tempo em campo.

O confronto histórico dos dois times mostra muito equilíbrio, 3 vitórias para cada lado em 6 jogos disputados. Vale lembrar que todos foram durante a fase de grupos de outras edições da Champions, este será o primeiro “decisivo”.

Principal arma do Manchester City, o monstro Haaland tem um retrospecto completamente negativo contra a equipe dos bávaros, sete derrotas em sete jogos. Apesar disso, o atacante marcou cinco gols e deu uma assistência.

Milan x Napoli

Milan x Napoli é o único confronto local nas quartas da Champions
Milan x Napoli é o único confronto local nas quartas da Champions (Foto: Reprodução)

O clássico italiano marca o encontro do último campeão nacional contra o, muito provavelmente, próximo campeão. Napoli vem arrebentando nesta temporada e o Milan, segundo maior campeão da Champions, voltando para as fases finais da competição depois de muitos anos.

De acordo com o jornalista Leonardo Bertozzi, da ESPN, o retrospecto do Milan em competições internacionais contra italianos é muito positivo.

  • 1990 Classificado contra a Sampdoria (Supercopa)
  • 1993 Derrota para o Parma (Supercopa)
  • 2003 Classificado contra a Inter (Champions, semifinal)
  • 2003 Vitória contra a Juventus (Champions, final)
  • 2005 Classificado contra a Inter (Champions, quartas de final)

Já o Napoli chega pela primeira vez em sua história nas quartas de final da Champions. Apesar da grande fase, o momento nunca foi tão bom no cenário internacional.

O enorme retrospecto de dois rivais do futebol italiano mostra 159 jogos entre os dois, com 62 vitórias do Milan, 50 empates e 47 derrotas. Em gols, são 226 do Milan e 179 do Napoli.

Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade em primeira mão!

Temos uma super novidade! Agora também lançamos um canal incrível no YouTube, recheado de entrevistas e bate-papos exclusivos para os nossos seguidores.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quer ficar por dentro de tudo em primeira mão? Junte-se ao nosso canal do MixMe no WhatsApp e mergulhe no mundo do entretenimento 24 horas por dia! Participe e compartilhe as nossas notícias!