Vantagem para o Água Santa? Preparador do time fala sobre final

Água Santa é finalista do Paulistão
Água Santa se prepara para encarar o Palmeiras na final do Campeonato Paulista (Foto: Leonardo Sguaçabia)

Personagens do Água Santa projetam final contra o Palmeiras

A grande final do Campeonato Paulista de 2023 será entre Água Santa e Palmeiras. Do lado alviverde, a conquista será a 25° em sua história, já para o Netuno, é a chance de conquistar o principal título do Estado de São Paulo pela primeira vez.

Vantagem do Água Santa?

No começo desta semana, o Palmeiras conheceu seus adversários na fase de grupos da Libertadores de 2023. O primeiro desafio do alviverde na competição continental será contra o Bolívar, na Bolívia, a estreia do clube está marcada para a próxima quarta-feira (5), justamente entre os dois jogos da decisão estadual.

Do lado do Água Santa, o time não tem compromissos entre os dois jogos da final. Para o preparador físico do time, Caio Gilli, a viagem do Palmeiras entre os dois jogos não dará vantagem ao time de Diadema.

“O elenco deles é muito competente. A gente sabe que é uma viagem desgastante, o pior cenário do futebol é jogar três jogos em sete dias. Não acho que seja uma vantagem para o Água Santa, temos que enxergar o fato como ele é, e entender que lá tem um elenco que pode variar as peças para chegar à final com todo mundo na melhor condição”.

Sem jogos oficiais desde o dia 20 de março, quando eliminou o Red Bull Bragantino na semifinal do Paulistão, o Água Santa vem apenas treinando e tentando manter o ritmo forte para a grande decisão. De acordo com Caio, o período foi importante para evoluir todos os atletas.

“Quando temos períodos abertos, é importante entender que o organismo precisa recuperar e tentar equalizar os atletas que não são tão usados com o aumento de cargas, para igualar o potencial atlético. Esse período foi muito bem trabalhado para recuperar quem estava em sequência e melhorar a qualidade dos jogadores que não jogam tanto”.

Quem também falou sobre a final foi Reginaldo, o lateral do Água Santa comentou sobre a expectativa de encarar grandes nomes do futebol brasileiro na grande final, principalmente Rony e Dudu, destaques ofensivos do Palmeiras.

“Eles são jogadores que dispensam comentários, e o Rony foi para a Seleção Brasileira com mérito. Tenho me preparado da melhor maneira possível e trabalhado muito forte, principalmente a questão defensiva.

Para o lateral, um dos principais fatores que precisam ser trabalhados para o confronto é o emocional. O Água Santa vai fazer o famoso “jogo da vida” nos dois próximos finais de semana.

“Acredito que nesse jogo o emocional vai ser muito importante. O nível de concentração terá que ser alto, porque quando você joga contra uma equipe desse nível, como é o Palmeiras, o erro tem que estar perto do zero”.

Para o lateral de 30 anos, o ponto forte da equipe na grande campanha de 2023 no Paulistão é o trabalho em equipe e a determinação do grupo, que conseguiu eliminar um gigante como o São Paulo nas oitavas de final.

“Acho que a nossa união (o ponto forte), nosso grupo e a vontade que estamos de fazer história. O que a gente fez até aqui é muito grande e temos sonhado bastante com esse título para que realmente aconteça. Tenho certeza que vamos fazer dois grandes jogos. Se fizermos por merecer, vamos levantar a taça”.

Como chega o Água Santa

Quando conquistou a classificação, um dos grandes problemas do time do Água Santa era sobre o fato de alguns jogadores do time não poderem jogar a segunda partida da final, isso porque o time será desfeito após o estadual e muitos atletas vão para outros clubes, já que a temporada do Netuno acaba já no Paulistão.

Mas a polêmica foi resolvida pela CBF junto da FPF, que liberaram os atletas para defenderem a equipe nas duas partidas da grande final.

Como mandante, o primeiro confronto da decisão será na Arena Barueri já no próximo domingo (02) às 16h (horário de Brasília). O segundo jogo será no próximo final de semana no Allianz Parque.