Tragédia em show de RBD no Brasil marca história; relembre caso

tragédia-em-show-de-rbd-no-brasil-marca-história-relembre-caso
Tragédia em show de RBD no Brasil marca história; relembre caso. (Foto: Reprodução/Internet)

O grupo musical mexicano RBD se tornou um fenômeno nos anos 2000, originando-se a partir da novela infanto-juvenil Rebelde (2004), que foi transmitida no SBT.

Anahí, Dulce María, Maite Perroni, Christian Chávez e Christopher Uckermann, cinco dos seis membros do grupo, já estão no Brasil.

A turnê “Soy Rebelde Tour” começará no Brasil em 9 de novembro e continuará até 19 de novembro. O membro Alfonso Herrera, conhecido como Poncho, é o único ausente na turnê.

RBD no Brasil

RBD realizará shows no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, nos dias 9 e 10 de novembro. Em seguida, eles se apresentarão em São Paulo, no Estádio do Morumbi, nos dias 12 e 13, e no Allianz Parque, nos dias 16, 17, 18 e 19 de novembro.

Minas Gerais, que esteve presente em algumas turnês do grupo, não faz parte do itinerário. Vale ressaltar que o Brasil é um dos lugares onde eles possuem uma grande base de fãs. Foi aqui que ocorreu uma tragédia notável em 2006.

Relembre tragédia com o grupo

Em 6 de fevereiro de 2006, durante um evento organizado pelo supermercado Extra e a gravadora EMI em São Paulo, uma tarde de autógrafos que deveria atrair 3 mil pessoas acabou atraindo mais de 10 mil admiradores para o local.

Além disso, o RBD improvisou um pocket show no estacionamento do shopping Fiesta, na zona sul da capital paulista, que acabou sofrendo com superlotação.

O espaço não tinha capacidade para acomodar os 10 mil fãs, levando ao colapso da grade que separava os fãs do palco.

Em seguida, Anahí pediu calma, mas a situação piorou, levando ao encerramento do show e da tarde de autógrafos, que sequer começou.

Como resultado da confusão, muitas pessoas foram pisoteadas, e lamentavelmente, três pessoas perderam a vida devido a paradas cardiorrespiratórias após serem pisoteadas, apresentando hematomas faciais e marcas de sola de sapatos nas roupas.

Nota à imprensa pelas mortes

Na época, os responsáveis pelo evento emitiram uma nota à imprensa lamentando o trágico incidente, explicando que não houve razões externas que contribuíram para o acidente, que foi causado exclusivamente pela aglomeração dos fãs próximos ao palco.

Não houve quaisquer razões externas que pudessem colaborar para o acidente, fato gerado exclusivamente pela aglomeração dos fãs localizados próximo ao palco

Além disso, eles também destacaram a presença de ambulâncias com UTIs móveis, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar no local.

Shows do grupo no Brasil

No entanto, apesar da triste história envolvendo o RBD no Brasil, o grupo não se desanimou e retornou ao país em outras seis ocasiões.

Contudo, durante essas visitas, eles realizaram apresentações com lotação máxima, que chegaram a quebrar recordes de público.

Em setembro de 2006, eles fizeram 13 shows em 12 cidades diferentes, incluindo Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Goiânia, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em conclusão, a apresentação no Estádio do Maracanã foi gravada por mais de 25 câmeras e transformada em um DVD, que foi lançado em 2 de fevereiro de 2007, tornando-se um dos projetos mais aclamados pelos fãs desse fenômeno global.