TDAH: Saiba o que é o transtorno que impacta tantas pessoas

TDAH
O TDAH vem sendo bastante discutido (Foto: Reprodução/Freepik)

TDAH: Saiba o que é o transtorno que impacta tantas pessoas

Nos últimos tempos muitas pessoas, inclusive famosos e pessoas influentes na mídia, vem compartilhando com o público seus diagnósticos em relação ao TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Muitas das vezes estes diagnósticos são dados aos pacientes de forma tardia, já na vida adulta, e faz com que as pessoas que têm o transtorno se questionem como seria a vida se elas soubessem antes.

De acordo com a Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade e também pode ser chamado de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção).

 

Quais as causas e os sintomas?

Existem várias pesquisas que apontam várias causas para pessoas portarem TDAH. As causas mais comuns, de acordo com tais pesquisas, são: hereditariedade/genética, substâncias ingeridas na gravidez, como nicotina ou álcool e até deficiências hormonais, como problemas na tireóide. As principais, e mais comuns, características do transtorno são uma junção de dois sintomas: desatenção e hiperatividade-compulsão. 

 

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico deve ser sempre feito por um profissional qualificado após verificações sobre a rotina do paciente. Embora seja mais fácil identificar TDAH em crianças em fase escolar, é muito importante também diagnosticar o transtorno em pessoas adultas para que, a partir daí, tenha-se o melhor tratamento possível e o mesmo tenha uma melhor qualidade de vida.

 

Existe cura?

TDAH não é uma doença, então não há cura. No entanto, existe um tratamento e ele varia de acordo com a existência ou não de comorbidades ou outras doenças associadas. Consiste basicamente em psicoterapia e prescrição de medicamentos específicos. Em crianças se faz essencial o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar para melhor desempenho escolar devido aos sintomas de desatenção e hiperatividade. Em adultos os sintomas de hiperatividade podem ser menos evidentes, mas há outras dificuldades ligadas ao transtorno que podem refletir de maneira negativa no cotidiano.