Tarcisio se revolta com tarifa zero e revela o que vai acontecer em SP

tarcisio-se-revolta-com-tarifa-zero-e-revela-o-que-vai-acontecer-em-sp
Governador Tarcísio de Freitas rejeita tarifa zero.(Foto: Reprodução/Internet)

Tarcísio de Freitas descarta tarifa zero no transporte estadual

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou na sexta-feira, 24, sua posição contra a adoção da tarifa zero no transporte coletivo estadual. Esta declaração veio após o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), mencionar a possibilidade de anunciar a gratuidade nos ônibus municipais aos domingos ou no período noturno ainda neste ano. Tarcísio foi enfático ao rejeitar a ideia para o estado: “Sou contra. Absolutamente contra. Não consigo ver viabilidade em você colocar um sistema que tem 8,3 milhões de passageiros com tarifa que tem estruturas de custo completamente diferentes“, comentou.

Prefeitura de São Paulo estuda tarifa zero

Enquanto isso, a Prefeitura de São Paulo vem estudando a tarifa zero há mais de um ano e planeja anunciar uma decisão entre o fim de novembro e início de dezembro. Ricardo Nunes vem discutindo o assunto com Sidney Cruz (Solidariedade), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias na Câmara. “Vamos definir isso nessa semana ou na semana que vem“, disse Nunes. Ele reconhece a complexidade da implementação, considerando os custos anuais do sistema.

Experiências pontuais de passe livre na cidade, como nos domingos do Enem deste ano e nas últimas eleições, aconteceram tanto no transporte público paulistano quanto no metropolitano. Especialistas alertam para um possível esvaziamento das linhas de metrô e trem se a gratuidade for restrita aos ônibus.

à gestão de Luiza Erundina

A adoção da tarifa zero em São Paulo tem sido um tópico de discussão há mais de 30 anos, remontando à gestão de Luiza Erundina em 1989. Desde então, diferentes gestões têm abordado o tema, com variações na implementação de políticas de gratuidade.

Especialistas consultados pelo Estadão apontam que a crise no setor de transportes durante a pandemia impulsionou a discussão sobre tarifa zero, dado o impacto financeiro e a necessidade de adaptações no serviço. Municípios que adotaram a medida relatam aumento significativo no número de passageiros, especialmente entre a população de baixa renda.

Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade em primeira mão!

Temos uma super novidade! Agora também lançamos um canal incrível no YouTube, recheado de entrevistas e bate-papos exclusivos para os nossos seguidores.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quer ficar por dentro de tudo em primeira mão? Junte-se ao nosso canal do MixMe no WhatsApp e mergulhe no mundo do entretenimento 24 horas por dia! Participe e compartilhe as nossas notícias!